Calendário 5/08/2007 - 00:00

E o Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Jogando com muita raça e inteligência, o São Paulo, muito bem escalado por Muricy Ramalho, ratificou o posto de melhor visitante do Campeonato Brasileiro e venceu o Grêmio por 2 a 0, em jogo realizado no estádio Olímpico, em Porto Alegre. O time foi aos 34 pontos na tabela e aproveitando-se do empate entre Paraná e Botafogo em Curitiba, assumiu a ponta isolada da competição.


 


O jogo


 


Muricy Ramalho surpreendeu ao mudar o esquema tático da equipe. Após três vitórias consecutivas no 4-4-2, o treinador mudou para o 3-5-2, com a entrada de Breno na vaga de Reasco. Souza foi deslocado para a ala direita, Richarlyson, que estava atuando de lateral-esquerdo, voltou a atuar de volante, enquanto que Jorge Wagner retornou como titular na ala na esquerda. Com o deslocamento de Souza, Hugo seguiu no time titular.


A torcida do Grêmio começou apoiando o time e gritando nas arquibancadas do estádio Olímpico. Mas, logo ficou quieta. Isso porque, no seu primeiro ataque, o Tricolor abriu o marcador. Souza fez belo lançamento para Borges, que avançou nas costas de Bustos, invadiu a área e, na saída de Saja, tocou com categoria, no canto direito do goleiro do time gaúcho.


Com 1 a 0 no marcador, o Grêmio se enervou em campo. O jogo ficou duro, com algumas divididas ríspidas e muitos cartões amarelos. O Grêmio mostrou porque é o pior ataque do Campeonato Brasileiro. O time da casa tinha muitas dificuldades para criar. E, quando chegava, encontrava um verdadeiro paredão pela frente, já que o trio de zagueiros, formado por Alex Silva, Breno e Miranda, beirou a perfeição. Com exceção de um chute cruzado de Everton, aos 23min, o goleiro e capitão Rogério Ceni foi um mero espectador na partida.


Na etapa complementar, o panorama da partida não se modificou. O Grêmio seguiu buscando o ataque e o São Paulo continuou muito bem postado atrás. Quando o time gaúcho conseguiu chegar, a sorte estava ao lado do time do Morumbi. Aos 10min, Tcheco cobrou falta da direita, Tuta cabeceou, a bola bateu em Breno, em Tuta, na trave, em Tuta e saiu. Cinco minutos depois, Patrício cruzou para Diego Souza, que cabeceou no alto. Rogério Ceni defendeu.


Aos 18min, o São Paulo teve a chance para matar a partida. Após chutão de Richarlyson para a frente, Borges avançou livre e, cara a cara com Saja, chutou por cima do gol, para desespero do técnico Muricy Ramalho no banco de reservas. Dois minutos depois, o Grêmio partiu para o tudo ou nada. Mano Menezes colocou mais um atacante em campo (Douglas). Depois, Itaqui entrou na vaga de Patrício. Bustos saiu da esquerda e foi para a direita.


As mudanças adversárias não surtiram o efeito desejado. Com o passar do tempo, o São Paulo controlou o ímpeto do Grêmio, que só assustou novamente aos 36min, em cobrança de falta de Bustos, bem defendida por Rogério Ceni. Aos 40min, Muricy Ramalho fez uma alteração inteligente. Tirou um atacante (Leandro), colocou Reasco na lateral-direita e adiantou Souza para o meio-campo.  Logo depois, Diego Tardelli entrou na vaga de Borges. E, no seu primeiro ataque, o camisa 34 mostrou que estava em noite iluminada. Ele aproveitou falha da defesa gremista, avançou pela direita e, da entrada da área, bateu cruzado, no canto direito de Saja. Um belo gol para coroar a liderança do São Paulo, que mostrou que está mais firme do que nunca na luta pelo pentacampeonato brasileiro.


O Tricolor volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o Botafogo, no estádio do Maracanã. Uma vitória pode fazer o time abrir cinco pontos de vantagem na liderança.


  


 


 


 


 


 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário