No dia 13 de julho deste ano, no Morumbi, o técnico Dorival Júnior estreou no comando do Tricolor e iniciou a sua trajetória no clube. O seu primeiro adversário foi o Atlético-GO, que receberá o São Paulo na noite deste sábado (4), no Estádio Serra Dourada, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um turno depois, com desempenho que garantiria vaga na Libertadores de 2018, o treinador avalia o momento da equipe.
“É natural que tenha acontecido algumas mudanças, até porque chegaram jogadores de lá para cá. E espero que continuemos assim, porque conquistamos resultados importantes. Vejo o São Paulo um pouco mais fortalecido neste momento, os jogadores adquiriram uma melhor condição e a expectativa é de que encontremos um novo caminho o mais rápido possível para deixar esta zona difícil na competição”, afirmou.
Em 19 jogos sob o comando de Dorival, a equipe são-paulina obteve oito vitórias, cinco empates e seis derrotas (50,8% de aproveitamento), o que daria a sétima posição na competição nacional. “Passamos um tempo brigando para deixar a zona do rebaixamento, e espero que isso não aconteça mais pelo rendimento que a equipe tem produzido”, acrescentou o técnico, que recordou a estreia diante dos goianos.
“Apesar do resultado não ter sido o esperado, é natural que guardemos recordações e lembranças daquele jogo. Foi uma partida difícil, a nossa equipe estava em um momento complicado. A partir daquele jogo, tentamos algumas correções porque a atuação do time foi distante do que imaginávamos. Uma estreia tem que ser valorizada sempre, mesmo quando não alcançamos os resultados desejados, porque serve de parâmetro para redesenhar uma nova situação para encontrar um novo caminho. E foi isso que fizemos”, revelou.
Com a quarta melhor campanha do returno – 21 pontos em 12 jogos, superado apenas por Botafogo (23), Palmeiras (22) e Cruzeiro (21) -, o Tricolor cresceu sob o comando de Dorival e atualmente ocupa a 11ª colocação, com 40 pontos em 31 rodadas.
“A equipe teve um amadurecimento, melhorou bastante e evoluiu naturalmente. Mas não estamos satisfeitos com isso, porque sempre temos a expectativa de que podemos melhorar ainda mais. Assim como na minha estreia, estou tão preocupado quanto. Porém, confiante de que voltemos a ter jogos consistentes como nos anteriores”, completou.
Ao vencer Flamengo (2 x 0) e Santos (2 x 1) nas últimas duas rodadas, o São Paulo voltou a ter dois triunfos seguidos após cinco meses. A única série havia sido sobre Avaí e Palmeiras, nas rodadas 2 e 3 do Campeonato Brasileiro. Diante do Atlético-GO, o time são-paulino buscará a primeira trinca na competição deste ano.
“O desafio é manter o que foi apresentado nos últimos jogos, com a força que atuamos e de uma maneira compacta. Será um jogo difícil e complicado contra o Atlético-GO, mas fundamental para a nossa sequência. Temos que fazer valer o que foi feito para manter esta evolução”, finalizou o comandante tricolor.