Após muito trabalho na intertemporada 2015, o Tricolor está pronto para encarar o Cruzeiro pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa Bridgestone Libertadores da América. Nesta terça-feira (5), no Centro de Treinamento da Barra Funda, Milton Cruz finalizou a preparação da equipe para o importante duelo na competição internacional. E assim como havia feito nos últimos dias, o treinador aproveitou a atividade para ajustar taticamente o time são-paulino.
Assim que os preparadores físicos Zé Mário e Sérgio Rocha finalizaram o aquecimento, o comandante dividiu os atletas em duas equipes: azul e vermelha. Em campo reduzido, o técnico orientou um trabalho tático, que exigiu bastante as ultrapassagens dos laterais e meias pelas beiradas do campo para buscar os cruzamentos na área.
O time principal – com o zagueiro Breno que segue o cronograma da comissão técnica para poder reestrear pelo clube, mas ainda não reúne condições de jogo – foi escalado com Rogério Ceni; Bruno, Rafael Toloi, Lucão e Reinaldo; Denilson, Souza, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Centurión e Alexandre Pato, além de Breno no sistema defensivo.
O zagueiro Dória, o volante Hudson e o atacante Luis Fabiano, todos suspensos no torneio internacional, não poderão entrar em campo nesta quarta-feira (6), às 22h (de Brasília), no Morumbi, e por isso atuaram na equipe suplente. Assim como o trio, o versátil Michel Bastos não poderá defender o Tricolor diante dos mineiros. O camisa 7 foi diagnosticado com dengue e ficará sob os cuidados do Departamento Médico.
“Realizamos alguns exames. Temos a responsabilidade de, antes de passar a notícia de um problema médico delicado, que temos limites, seguir protocolos para confirmar o que falaremos. Pela evolução clínica do atleta, achamos melhor ter uma confirmação. E houve de ontem para hoje. Conversamos no clube com a comissão e diretoria e fizemos a nossa colocação sobre o Michel no jogo”, afirmou o médico do São Paulo, Doutor José Sanchez, que completou.
“Seria um risco bastante razoável se participasse do jogo nessas condições. Há uma epidemia. A dengue pode evoluir de formas diferentes. Temos de respeitar. Estamos falando de um atleta de esporte de alto rendimento. Estaria sujeito a um esforço de alta intensidade em 90 minutos. Não está em livro. É feeling e respeitar a doença do atleta. Esse foi o motivo que o tira do jogo. Hoje é o sexto dia. Ele apresentou os sintomas quinta-feira. Febril e mal-estar. Fizemos exames e confirmamos”, explicou.
Sem o armador, Milton deverá apostar no argentino Centurión. Nas atividades desta terça, o camisa 20 foi mais uma vez escalado entre os titulares. Com a missão de explorar as jogadas pelas pontas, o meia-atacante será o substituto de Michel Bastos. Durante os trabalhos desta tarde, além de aprimorar as investidas pelos flancos, o treinador também treinou cobranças de bolas paradas (faltas e escanteios) e encurtou as trocas de passes ao diminuir a dimensão do campo.