Eles foram campeões da Taça BH, o torneio de base mais importante do Brasil, e acabaram de levantar a taça do Campeonato Paulista pelo segundo ano consecutivo. Por isso, a categoria Sub-17 ganhou chance entre o plantel Sub-20 que disputa a Copa RS, e três jogadores foram chamados para participar do torneio. Com a responsabilidade de defender o time júnior, o volante Luan e os atacantes Gabriel Novaes e Marquinhos fizeram bonito na noite da última quinta-feira, em Novo Hamburgo.
Diante do Botafogo, Luan e Marquinhos ganharam vagas na equipe titular. Gabriel Novaes, que já havia começado atuando no jogo passado (empate sem gols com o Vitória), foi titular novamente. E com a ajuda do trio em campo, o Tricolor engatou uma ótima partida, goleando o Botafogo por 4 a 1, sendo que três dos quatro gols tiveram a participação dos garotos do juvenil.
No primeiro gol, Gabriel Novaes recebeu passe de Luan e ganhou de três zagueiros para igualar o jogo ainda no primeiro tempo, tento que ajudou muito o time a buscar a vitória. Na etapa final, Marquinhos apareceu duas vezes – primeiro, Gabriel Novaes arrancou pela direita e fez o passe para o colega marcar na saída do goleiro. Depois, o jovem atacante aproveitou o rebote da zaga para marcar. Além dos “juvenis”, Igor Neves, do Sub-20, também marcou.
Força do elenco em todas as idades
Por conta do adiamento de todos os jogos feito pela CBF após o acidente com a delegação da Chapecoense, os planos do Tricolor para a Copa RS mudaram. A princípio, os titulares do Sub-20 jogariam, mas com o encavalamento da competição com as disputas simultâneas da final da Copa do Brasil Sub-20 (o Tricolor levou o título) e do Paulista da categoria, uma outra equipe foi montada.
Assim, jogadores do Sub-20, Sub-19 e o trio do Sub-17 representam o Tricolor em campo, comandados pelo técnico Rafael Paiva. Depois de um primeiro jogo com ótima atuação, mas que resultou em empate sem gols diante do Vitória, o grupo já mostrou evolução e conseguiu um ótimo placar contra os botafoguenses, que são atuais campeões brasileiros júnior.
“Hoje tivemos uma demonstração da força de todas as gerações que vêm por aí. O São Paulo está muito bem representado, pois dividimos o grupo para jogar também a Copa RS, além das finais, e nossa equipe lá no Sul conseguiu golear o atual campeão brasileiro júnior. Isso mostra que estamos no caminho certo em Cotia”, afirmou o técnico André Jardine, responsável pelo Sub-20. Mesmo na Bahia logo antes do jogo da Copa do Brasil, ele estava assistindo ao jogo.
Os garotos podem ganhar nova chance no próximo jogo. A partida, válida pela terceira, será no sábado, às 17h30, contra os argentinos do Atlético Rafaela.