Com três jogadores do CFA Laudo Natel, a Seleção Brasileira Sub-17 ficou com o vice-campeonato do Torneio Nike Friedlies – tradicional competição preparatória disputada nos Estados Unidos. No último final de semana, em Sarasota, os norte-americanos venceram os brasileiros por 3 a 0 e conquistaram o torneio pela terceira vez (2010, 2013 e 2016).
Para encarar os anfitriões, os sul-americanos atuaram com Brazão (Arthur Gazze), Wesley, Geovani (Luan), Matheus Stockl e Kazu (Kevin); Vitor Eduardo; Paulinho (Lincoln), Alan de Souza, Rodrigo Nestor (Helio Junio) e Vinícius Jr.; Vitinho. Com gol de Akinola, os donos da casa largaram na frente no primeiro tempo. Depois, na segunda etapa, Sargent e Weah completaram o placar do confronto que definiu o campeão.
Com o resultado, a equipe do técnico Carlos Amadeu ficou com a segunda colocação do Nike Friendlies, seguida pela Seleção de Portugal (terceira colocada) e pelos turcos (no último lugar da chave). Esta foi a terceira competição disputada pela Seleção Brasileira Sub-17 em 2016: um título (Brics Cup), um vice e um terceiro lugar. Ao todo foram 16 jogos, 12 vitórias, três empates e uma derrota no ano.
Na competição norte-americana, o Brasil estreou com goleada sobre a Seleção da Turquia por 4 a 2 – os gols foram marcados por Alan, Lincoln e Vinícius (dois). Depois, na segunda rodada, os brasileiros ficaram no empate com os portugueses por 3 a 3 – com gols de Paulinho, Vinícius Jr. e Alan de Souza. Por fim, o embate com os Estados Unidos encerrou a participação da Seleção Brasileira na competição.
Vale lembrar que o Tricolor o clube que mais cedeu atletas para as equipes de base da Seleção Brasileira em 2016. O levantamento divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou que o São Paulo está no topo da lista de clubes que oferecem atletas aos times brasileiros infantil, juvenil e júnior. Só nesta temporada, 22 são-paulinos que integram equipes entre o Sub-15 e o profissional foram chamados para defender a camisa amarelinha.