Um equilíbrio histórico marca o confronto entre São Paulo e Bahia, que se enfrentam na tarde deste domingo (6), às 16h, com um tira-teima também no Campeonato Brasileiro de 2017. Vencer os baianos tira o clube das últimas colocações, mantém a ascensão como visitante após a virada sobre o Botafogo (4 x 3) e faz o São Paulo entrar no returno com outra meta: se aproximar da parte de cima da tabela.
Pela frente, o Tricolor terá um adversário que vive situação semelhante na classificação: com 19 pontos em 18 rodadas, o time são-paulino ocupa a 17ª colocação, enquanto os baianos estão no 16º lugar, com 20 pontos. A história do confronto também mostra um grande equilíbrio entre as equipes: em 42 jogos, foram 16 vitórias dos paulistas, 11 empates e 15 derrotas – 58 gols marcados e 57 sofridos.
Pela competição nacional, o retrospecto também é parelho: 11 triunfos do Tricolor, oito empates e dez derrotas. Na Fonte Nova, palco da partida deste final de semana, foram cinco vitórias, seis empates e seis derrotas em 17 duelos. Por isso, com tantos ingredientes para uma disputa bem equilibrada, os comandados de Dorival Júnior seguiram focados para Salvador.
“Precisaremos de força mental, porque o jogo será muito duro. O único resultado que nos interessa é vitória. Vários fatores te fazem cometer erros num jogo. Mas penso que vamos trabalhar para reagir. A princípio, nenhum time gosta de brigar na zona de rebaixamento, mas isso está acontecendo com o São Paulo. Acredito que vamos sair dessa situação. O grupo está mentalmente forte, estamos melhorando nos trabalhos do dia a dia”, avaliou Cueva, que completou.
“Estamos encontrando forças para sair dessa situação. Às vezes, a sorte não nos acompanha. Mas vamos passar por esse período turbulento para que depois venha a calmaria. A inspiração é ver como todos trabalham. A comissão técnica está muito bem.Tivemos a chance de subir na tabela ontem e não conseguimos. É dura a experiência de brigar na parte de baixo, mas vamos reagir. A inspiração é ver como todos trabalham”, disse o peruano.
O elenco viajou para Salvador com 23 atletas e a novidade da lista é o retorno do lateral-esquerdo Junior Tavares após dois jogos – vinha com edema muscular. O atacante Pedro Bortoluzo também viaja. Emprestado ao Paraná Clube no primeiro semestre, o prata da casa está relacionado pela primeira vez desde seu retorno.
Serão sete desfalques diante do Bahia: Morato (cirurgia no joelho direito), Wellington Nem (lesão no ligamento cruzado do joelho direito – passará por cirurgia), Lucas Fernandes (estiramento no músculo posterior da coxa esquerda), Maicosuel (aprimora forma física), Gilberto (contratura na panturrilha esquerda), Denilson (indisposição clínica) e Rodrigo Caio (suspenso pelo terceiro cartão amarelo).
BAHIA x SÃO PAULO
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 06/08/2017 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)