O Tricolor garantiu a vaga na fase de grupos da Conmebol Libertadores de 2021. Nesta quinta-feira (25), no Morumbi, o São Paulo venceu o Flamengo por 2 a 1 na rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro de 2020 e assegurou o lugar em uma das chaves do torneio continental.
Os gols da equipe são-paulina nesta noite foram de Luciano e Pablo. Com o triunfo, o Tricolor ficou na quarta colocação, com 66 pontos em 38 jogos.
Com 18 gols, Luciano foi o artilheiro da competição nacional, ao lado de Claudinho, do Red Bull Bragantino. O camisa 11 é o quinto goleador do São Paulo na história do Brasileiro – o último foi Luis Fabiano (19 gols, em 2002). Pedro Rocha (17 gols, em 1972), Careca (25 gols, em 1986) e Müller (dez gols, em 1987) completam a seleta lista.
Após a participação no torneio, o Tricolor terá pela frente a disputa do Campeonato Paulista de 2021: no próximo domingo (28), às 19h, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, enfrentará o Botafogo (SP).
Para encarar os cariocas, o time não contou com Walce (cirurgia no joelho), Liziero (cirurgia no tornozelo), Paulinho (artroscopia no joelho), Rojas (dores musculares) e Gonzalo (trauma no quadril), além de Reinaldo e Léo (suspensos).
Assim, com a volta de Dani Alves, o técnico interino Vizolli escalou a equipe com Volpi; Diego Costa, Arboleda e Bruno Alves; Igor Vinícius, Luan, Tchê Tchê, Dani Alves e Welington; Luciano e Pablo.
O primeiro tempo foi bem disputado, com muito ímpeto de ambos os lados, e o Tricolor conseguiu abrir o placar nos acréscimos antes do intervalo. Aos 49 minutos, Luciano cobrou falta com categoria e estufou as redes! Golaço do camisa 11! 1 a 0.
Na etapa complementar, os visitantes empataram aos cinco minutos, com Bruno Henrique, após cobrança de escanteio. O tento do adversário, porém, não desanimou o São Paulo, que batalhou para conquistar os três pontos.
Aos 13 minutos, o Flamengo saiu jogando errado, Dani Alves recuperou a bola e tocou para Pablo, que chutou por baixo do goleiro para decretar a vitória por 2 a 1! Na comemoração, o atacante não escondeu a emoção: chorou ao lembrar ao avô Francisco, são-paulino de coração que está internado e luta contra uma grave doença.
Nos instantes finais, os cariocas até pressionaram, mas o Tricolor soube conter as investidas adversárias para assegurar o triunfo e, assim, garantir a vaga direta na fase de grupos da Conmebol Libertadores.
SÃO PAULO 2 x 1 FLAMENGO
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Data: 25/02/2021 (Quinta-feira)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Gols: Luciano (49min/1T), Bruno Henrique (5min/2T), Pablo (15min/2T)
Cartões amarelos: Tchê Tchê (31min/1T), Arboleda (35min/1T), Dani Alves (38min/1T), Igor V. (42min/1T), Gabriel (Intervalo), Welington (8min/2T), Luciano (15min/2T), Everton Ribeiro (31min/2T)
SÃO PAULO: Volpi; Arboleda, Diego Costa e Bruno Alves; Igor V. (Galeano, 35min/2T), Luan (Hernanes, 40min/2T), Dani Alves, Tchê Tchê e Welington (G. Sara, 40min/2T); Pablo (Tréllez, 46min/2T) e Luciano (Igor Gomes, 40min/2T). Técnico: Marcos Vizolli.
Flamengo: Hugo Souza; Isla (Matheuzinho, 28min/2T), Gustavo Henrique, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Diego (João Gomes, 28min/2T), Gerson e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabriel (Pedro, 20min/2T). Técnico: Rogério Ceni.