Jogando com inteligência e agressividade na hora certa, o São Paulo driblou a altitude de Cuzco, venceu o Cienciano por 2 a 0 e garantiu a sua presença na próxima fase da Taça Libertadores da América. O time comandado por Muricy Ramalho foi aos nove pontos na tabela de classificação e, na próxima semana, decide a liderança do grupo, que hoje está em poder dos mexicanos do Chivas.
O jogo
O São Paulo foi eficiente no primeiro tempo. Com a altitude de 3.350m jogando contra, o time mudou o seu estilo de jogo. Ao invés da velocidade, o time priorizou o toque de bola. A meta era atacar na hora certa. Foi isso que fez. Nas duas grandes chances que teve nos primeiros 45 minutos, o time marcou.
O primeiro gol veio aos 21min, com Aloísio, que aproveitou falha do zagueiro Lugo e fuzilou Ibañez. Com a vantagem, o time ganhou ainda mais tranqüilidade em campo. O técnico do Cienciano, Julio César Uribe, tirou um volante e colocou um ataque, já que apenas a vitória serviria para os peruanos.
O time da casa ficou ainda mais vulnerável e, aos 42min, em jogada de cinema, o São Paulo ampliou sua vantagem. Josué, Júnior, Mineiro e Aloísio entraram tabelando na área e a bola sobrou para Mineiro que, na saída de Ibañez, tocou com muita categoria, por cima do goleiro peruano, marcando um golaço.
Na etapa complementar, o São Paulo diminuiu um pouco o seu ritmo, mas nada que colocasse em risco a sua vitória. O Cienciano, para desespero de sua torcida, seguia sem levar perigo. A partir da metade da segunda etapa, o São Paulo cresceu e Mineiro quase fez o seu segundo gol.
Preocupado com o desgaste do elenco, o técnico Muricy Ramalho fez as três alterações que tinha direito, colocando Ramalho, Richarlyson e Alex Dias nas vagas de Josué, Júnior e Aloísio. Depois, foi só esperar o tempo passar e comemorar.
Ficha técnica
Cienciano: Ibañez; De la Raza, Villalta, Lugo e Araújo (Salas); Bazalar, Torres (Roberto Silva), Ferrari e Fernandez; Ross e Mostto (Cahuantico). Técnico: Julio César Uribe
São Paulo: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e André Dias; Souza, Mineiro (Ramalho), Josué, Danilo e Júnior (Richarlyson); Aloísio (Alex Dias) e Thiago. Técnico: Muricy Ramalho
Gols: Aloísio, aos 21min e Mineiro, aos 42min do primeiro tempo
Cartões amarelos: Fabão, André Dias e Josué
Cartão vermelho: Ferrari
Local: estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cuzco (PER)
Juiz: Carlos Torres (PAR)