O São Paulo está pronto para repetir 2005, eliminar o Palmeiras e seguir cheio de confiança rumo ao título da Taça Libertadores da América. O decisivo duelo acontece nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio do Morumbi.
A matemática da decisão é simples. Quem vencer, automaticamente garante sua vaga. Se acontecer um empate sem gols, dá São Paulo. Empate por 2 a 2 ou mais classifica o Palmeiras. E, se o placar da última partida se repetir, o classificado à fase de quartas-de-final sairá nos pênaltis.
O São Paulo entra em campo respaldado por alguns fatores. O time jamais perdeu em mata-matas para times brasileiros na história da competição sul-americana. De quebra, ainda terá o apoio total das arquibancadas, já que o estádio estará repleto de tricolores. Mas, nem por isso, o técnico Muricy Ramalho e os seus comandados mudam o humilde discurso.
“Temos de respeitar o Palmeiras, mas é claro que jogando no Morumbi temos que impor nosso estilo de jogo”, avisa o meia Danilo. O zagueiro Lugano segue pela mesma linha. “Teremos um adversário duríssimo pela frente. Não existe esta história de favoritismo em clássico. O São Paulo pode estar vivendo um momento melhor, mas isso não garante a vitória. Temos de entrar e jogar”, ressaltou o camisa cinco tricolor.
O técnico Muricy Ramalho conversou muito com os atletas e acredita que o time tem todas as condições de render mais do que o apresentado na primeira partida, realizada no Parque Antártica. “Naquela partida, erramos ao deixar de marcar no campo do adversário. Depois que conseguimos o 1 a 0, ficamos espaçados demais em campo. O São Paulo tem um estilo de jogo e não pode mudar”, explicou o comandante.
Em relação ao time, Muricy Ramalho usará o que tem de melhor. Isso porque o lateral-esquerdo Júnior e o atacante Thiago Ribeiro, que estavam entregues ao departamento médico, foram liberados ontem e treinaram normalmente. O treinador só mantém a cautela em relação a Thiago, mas o camisa 19 deverá atuar. “Eu falei que ele iria jogar contra o Santa Cruz, mas isso não aconteceu. Por isso, vamos esperar um pouco”, afirmou o técnico.
No Palmeiras, o interino Marcelo Vilar fez mistério e fez um treinamento sem a presença da imprensa. A escalação será divulgada apenas nos vestiários.
Ficha técnica
São Paulo: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e André Dias; Souza, Josué, Mineiro, Danilo e Júnior; Thiago e Aloísio.
Técnico: Muricy Ramalho
Palmeiras: Sérgio; Paulo Baier, Thiago Gomes, Gamarra e Lúcio; Marcinho Guerreiro, Correa, Wendel e Marcinho; Edmundo e Washington.
Técnico: Marcelo Vilar
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 21h45
Juiz: Wilson de Souza Mendonça (Fifa-PE)