Na noite deste último domingo (20), o São Paulo venceu o Santos por 3 a 0, gols de Éder, Eduardo Bauermann (contra) e Nestor, em jogo realizado no Estádio da Vila Belmiro, e repetiu um feito que não ocorria há quase 65 anos, desde o dia 17 de novembro de 1957, quando o Tricolor visitou o time do litoral e goleou os donos da casa por 6 a 2.
Naquela ocasião, os tricolores disputavam a reta final do Campeonato Paulista e o adversário era o campeão estadual do ano anterior. Comandados pelo húngaro Béla Guttmann, o São Paulo vinha embalado de uma sequência de três vitórias (2 a 0 na Ponte Preta, 4 a 2 no Palmeiras e 7 a 1 no XV de Piracicaba, as duas últimas com um novo grande ídolo em campo: Zizinho).
Sob a batuta de Mestre Ziza, o Tricolor não tomou conhecimento dos donos da casa: “17 gols em 3 jogos do novo ‘Rolo Compressor’: nem o Santos foi respeitado pelo ‘São Paulo de Zizinho”, foi a manchete do jornal Diário da Noite de 18 de novembro. Foi a melhor atuação do time são-paulino nos últimos tempos, que valeu o prêmio de cinco mil cruzeiros de bicho liberado por Laudo Natel. “O ‘Tricolor de Zizinho’ deu um ‘show’ na Vila Belmiro, desesperando de vez os santistas que ainda sonham com o tri” (mesma fonte).
O craque da camisa 10 fez um gol, de pênalti. Consta que a atuação de gala do “Mestre” conquistou a torcida santista, que se rendeu ao talento de Ziza, carregando-o nas costas após o jogo, como afirma o jornal A Gazeta Esportiva, de 19 de novembro. Canhoteiro e Amaury também foram bons destaques na partida, marcando dois gols cada um. Maurinho também fez o dele.
Em toda a história, a vitória são-paulina no último clássico foi a oitava a ocorrer na Vila Belmiro com no mínimo três gols de diferença:
Ainda cabe destacar que a última vitória tricolor na casa do Santos, de maneira geral, havia ocorrido também sob comando do técnico Rogério Ceni, há cinco anos: o 3 a 1 para o Tricolor em jogo válido pelo Campeonato Paulista no dia 15 de fevereiro de 2017, com gols de Cueva e Luiz Araújo (2).