O time Sub-17 foi ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo em busca de uma vaga na decisão do Campeonato Brasileiro da categoria. Na tarde deste sábado (31), o Tricolor lutou bastante jogando na Gávea, mas não conseguiu a vitória e se despediu da competição: 1×2, gol são-paulino feito por Ythallo. A primeira partida, disputada em Cotia, terminou em 3 a 3.
O São Paulo deixa o torneio na semifinal, assim como no último Brasileiro – vale lembrar que, pela temporada 2020, o time juvenil venceu a Copa do Brasil e a Supercopa Sub-17. A campanha no Nacional é digna de elogios: 6V, 3E, 4D, 28GM, 17GS.
O Tricolor volta agora as atenções para os demais torneios deste ano: em 17/08, a equipe inicia a defesa do título da Copa do Brasil diante do Santo Antônio (MS); já em 28/08 tem início o Campeonato Paulista.
O jogo
Para essa partida, o técnico Menta não pôde contar com Caio, um dos principais jogadores da equipe, que estava suspenso – Mateus Manso ganhou uma vaga no ataque. Os primeiros dez minutos foram difíceis para o Tricolor, mas os visitantes conseguiram se segurar, contando inclusive com uma grande defesa do goleiro Leandro. Depois disso, o jogo ficou equilibrado.
A primeira grande oportunidade do São Paulo demorou a sair, veio com 21 minutos. Luizinho passou para Rodriguinho, na área, o meia finalizou e o goleiro desviou. Na sobra, Newerton tentou e o goleiro fez uma defesa maravilhosa. A igualdade em campo se manteve até os 34 minutos, quando saiu o cruzamento da direita, feito por Rodriguinho, e o zagueiro Ythallo, como um atacante, desviou para as redes. O Tricolor fez o segundo gol, com Rodriguinho, mas o assistente marcou impedimento no lance, que era legal.
No retorno do intervalo, Newerton roubou a bola pela esquerda, partiu em velocidade e finalizou colocado, o goleiro desviou para escanteio. O Flamengo conseguiu o empate em lance aos 34, e por pouco o segundo gol #MadeInCotia não saiu aos 17, quando Rodriguinho fez o cruzamento rasteiro e Luizinho passou da bola.
Menta fez, então, duas mudanças no Tricolor: saíram Andrade e Mateus Manso, entraram Marcos Brito e Mateus Amaral. Newerton, pouco tempo depois, quase deixou o dele, mas a finalização pela esquerda saiu alta demais. E o goleiro Leandro mostrou o motivo de ser um dos grandes nomes da categoria: aos 24, encaixou um pênalti do Flamengo para evitar a virada.
O São Paulo seguia em busca do segundo gol enquanto o Flamengo tentava a resposta, e os cariocas conseguiram pular na frente aos 35 minutos, após rebote. Os garotos do Tricolor não deixaram de tentar em nenhum minuto, e Menta colocou mais dois atacantes em campo – Eduardo Brito e João Gabriel. Os esforços, porém, não resultaram no esperado gol de empate, e os são-paulinos deixaram a briga pelo título nacional.
São Paulo: Leandro; Kayque Ryann, Ythallo, Andrade (Marcos Brito, 18min/2ºT) e Moreira; Negrucci (Eduardo Brito, 41min/2ºT), André, Rodriguinho; Luizinho (João Gabriel, 41min/2ºT), Mateus Manso (Mateus Amaral, 18min/2ºT) e Newerton
Técnico: Menta