Como parte do roteiro de viagens do Spirit of Football, o Centro de Treinamento da Barra Funda foi escolhido para receber a bola do projeto – conhecida também como a Tocha Olímpica do Futebol – que tenta disseminar os aspectos positivos que o futebol provoca no mundo inteiro.
O goleiro Rogério Ceni, os atacantes Osvaldo, Alexandre Pato, Alan Kardec e Luis Fabiano e o zagueiro Antonio Carlos, além do técnico Muricy Ramalho representaram o Tricolor e recepcionaram a The Ball no Brasil, que possui mais de 16.000 assinaturas, desde crianças, apoiadores do projeto, jogadores e autoridades.
Antes de chegar na casa de treinamentos da equipe são-paulina, a bola percorreu 23 países entre Europa, Américas do Norte, Central e do Sul até aterrissar no Brasil vinda do Uruguai.
Além do São Paulo, o projeto visitou outros grandes clubes do futebol mundial, como Barcelona, Liverpool e Borussia Dortmund, além de vários projetos sociais. Com o intuito de promover o evento, foram realizados workshops para escolas, fundações e autoridades, promovendo o espírito do futebol, união, respeito, igualdade e o fair play durante a viagem.
De acordo com os idealizadores, que promovem a excursão a cada quatro anos com uma bola nova, a expectativa é que até o final da Copa do Mundo deste ano a bola receba mais de 20 mil assinaturas, superando o recorde da bola de 2010: que contou com pouco mais de 18 mil assinaturas.
Sempre utilizando o futebol como ferramenta de transformação social, o Spirit of Football escolheu o presídio de Franco da Rocha, através de uma parceria com o projeto Pintando a Liberdade, do governo do Estado de São Paulo, para confeccionar a bola.
E o final da viagem será justamente no presídio, com a realização de mais uma edição do workshop da ONG, desta vez exibindo os vídeos da bola sendo assinada por crianças do mundo inteiro e vários craques da bola pelo mundo todo.