Enquanto a equipe profissional enfrentava o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, no Morumbi, o time Sub-17 brigava por uma vaga na final da Taça BH diante do Atlético-MG, no Independência. Mesmo diante da torcida rival, os garotos #MadeInCotia conseguiram uma goleada de 4×1, com gols de Brenner (2) e Paulinho (2), se seguem na defesa do título do maior e mais importante torneio juvenil do mundo.
A decisão será na próxima quinta-feira, ainda sem horário definido, diante do Flamengo, que eliminou o Palmeiras também nesta segunda-feira. O jogo acontece no estádio Independência.
O jogo
Com os desfalques de Hiago na zaga e de Marcos Júnior no meio-campo, o técnico Orlando Ribeiro teve de mudar o time: entraram Felipe e Gabriel Falcão na equipe titular. Mesmo com as alterações, o Tricolor dominou a partida e já nos primeiros minutos de jogo mostrou que queria essa vaga de qualquer forma.
Aos nove minutos, a primeira grande jogada. Antony fez passe por cobertura para Helinho e o meia finalizou, mas por cima do gol. Sena, em velocidade, chegou na linha de fundo e cruzou pra trás. Paulinho desviou, Brenner girou e bateu, mas a zaga desviou em escanteio.
Insistente, o Tricolor mandou nas chances até que aos 23 minutos veio o primeiro gol. Falcão lançou Brenner, o atacante tirou a marcação e mandou uma bomba sem chances de defesa do goleiro. Com 33 minutos, Paulinho fez a parede e chutou, mas o lance saiu fraco e o goleiro conseguiu segurar, mesmo com dificuldades.
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Helinho arriscou o chute frontal, mas a zaga desviou em escanteio. Na cobrança, Felipe desviou de cabeça, Paulinho ficou com o rebote, ajeitou e chutou, aumentando o placar. Aos nove minutos, Brenner fez mais um depois de triangulação na área com Antony e Helinho, chegando aos quatro gols em só dois jogos no campeonato.
Impossível de ser parado, o Tricolor fez mais um gol aos 13 minutos. Helinho cruzou da esquerda e Paulinho, sozinho na área, cabeceou para o gol. Logo em seguida, o técnico Orlando Ribeiro mudou a equipe: entraram Weverson, Vitinho e Echaporã nos lugares de Helinho, Paulinho e Brenner. Rodrigo Nestor também deixou o jogo para a entrada de Thiaguinho.
Com o resultado construído para o São Paulo, o Atlético até conseguiu um gol, mas não foi o suficiente para tirar a vitória dos são-paulinos, que tentam vão em busca do bicampeonato. Além do troféu em 2016, o Tricolor já venceu a Taça em 1987 e em 1997.
São Paulo: Eduardo; Sena, Felipe, Miguel e Fasson; Gabriel Falcão, Rodrigo Nestor (Thiaguinho, 19min/2ºT), Helinho (Weverson, 15min/2ºT), Antony, Paulinho (Vitinho, 15min/2ºT) e Brenner (Echaporã, 15min/2ºT)
Técnico: Orlando Ribeiro