Após estrear com goleada sobre o Serrano-PB por 7 a 0 na estreia da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015, o Tricolor conquistou mais um resultado elástico na noite desta terça-feira (6), no Martins Pereira, e manteve a liderança do Grupo V. Com gols de Matheus Queiroz – este um verdadeiro golaço -, João Paulo (2) e Matheus Reis, o São Paulo bateu o São Raimundo-RR por 4 a 1.
Com o resultado, a equipe paulista somou o seu sexto ponto na Copinha e permaneceu na primeira colocação da chave. O São José dos Campos, anfitrião, também venceu na rodada – 2 a 0 sobre os paraibanos -, mas leva desvantagem no saldo de gols. Na rodada de encerramento da primeira fase, na próxima sexta-feira (9), os clubes ficarão frente a frente em busca da ponta do grupo.
Para encarar a equipe de Roraima, o técnico Menta repetiu a escalação da rodada de abertura e montou o time são-paulino com Lucas Paes; Wellington Cabral, Hugo, Vitor Tormena e Matheus Reis; Gustavo Hebling, Matheus Queiroz e Leonardo Prado; Inácio, Luiz Araújo e João Paulo.
Com a bola rolando, o São Paulo jogava com velocidade, mas o São Raimundo marcava bem e, na empolgação da torcida local que deixou clara sua preferência pelo rival, não deixava espaços. Apenas se defendendo nos instantes iniciais, o adversário não permitia que o Tricolor criasse as jogadas na frente. Ainda assim, controlando a partida, os paulistas assustaram aos 12 minutos.
Inácio recebeu passe na esquerda, foi ao fundo e cruzou na medida para João Paulo, que cabeceou cruzado, no canto direito de Léo, que voou e salvou o São Raimundo. Pouco depois, aos 20, novamente o atleta de Roraima foi decisivo e impediu que as redes balançassem. O lateral-esquerdo Matheus Reis arriscou uma bomba da intermediária, no ângulo de Léo, que espalmou por cima do gol.
A forte marcação e disposição tática dos roraimenses neutralizavam a equipe são-paulina, que lutava para explorar o campo de ataque. E se invadir a área com a bola dominada não era fácil, a alternativa foi arriscar nos chutes de longe. Aos 25 minutos, após bela troca de passes, Matheus Reis cruzou para João Paulo, que só ajeitou para Matheus Queiroz. O volante disparou uma verdadeira bomba no ângulo direito do goleiro rival, que só olhou e nada pôde fazer para impedir que o zero saísse do placar: 1 a 0!
Após balançar as redes, o São Paulo controlou a posse de bola e, com mais tranquilidade, esperava pelo momento certo de atacar a equipe de Roraima. A ordem do técnico Menta era que seus comandados chutassem sempre que tivessem espaço. Assim, o Tricolor arriscou muito de longa distância para tentar aumentar a vantagem. Apesar da alternativa, a partida perdeu velocidade, diminuiu o ritmo e as equipes foram para o intervalo sem que o marcador fosse alterado novamente.
Na volta para a segunda etapa, assim como o final da primeira, a partida ficou lenta e sem grandes emoções. No entanto, quando o confronto parecia morno, o adversário deixou tudo igual com Gilson aos 13 minutos: 1 a 1: Sem acusar o golpe, o São Paulo partiu para cima do São Raimundo e logo desempatou o duelo aos 15 minutos. Leonardo Prado cobrou escanteio pela direita e João Paulo, na primeira trave, desviou no canto direito, recolocando a equipe do CFA na frente.
Daí em diante, mais cadenciado, o Tricolor tratou de administrar a posse de bola e não dar oportunidades para o time de Roraima explorar o campo de ataque. Mesmo assim, podendo contar com o oportunismo de João Paulo, os paulistas marcaram o terceiro aos 26 minutos. João Paulo mostrou faro de gol e, cara a cara com Léo, não desperdiçou: 3 a 1.
O São Raimundo até tentou evitar a goleada, se defendeu como pôde, mas não conseguiu segurar os meninos do Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia. Aos 34 minutos, mais um golaço em São José dos Campos: Matheus Reis recebeu de Inácio, fez jogada individual pela ponta, invadiu a área e bateu na saída de Léo, no canto esquerdo da meta adversária: 4 a 1 e muita festa dos comandados de Menta!