Só pontuar interessava ao São Paulo na última rodada da primeira fase da Copa RS. Precisando de um empate ou uma vitória para avançar às quartas de final da competição, o Tricolor encarou o Independiente, da Argentina, neste domingo (9), no Complexo da PUC/RS. O time de Cotia saiu atrás no marcador, mas buscou o empate no segundo tempo, com Gabriel Novaes, cravando a vaga na próxima fase.
Sem poder contar com o zagueiro Fasson, suspenso pelo segundo cartão amarelo, o técnico Orlando Ribeiro optou por escalar Diego na zaga e armar o meio de campo com Rafael. Com isso, o Tricolor foi a campo com Thiago Couto, Marcos Jr., Morato, Diego e Welington; Rafael, Rodrigo Nestor, Gabriel Sara, Jonas Toró, Gabriel Novaes e Fabinho.
O São Paulo começou melhor na partida, mas o goleiro Navarro conseguia brecar as investidas de Jonas Toró no ataque. O último passe não encaixava com a precisão habitual. Até que, aos 24 minutos, Ortega furou a zaga tricolor e abriu o placar, 1 a 0 para os argentinos. O Tricolor voltou a segurar a bola no ataque, mas sem sucesso.
Apesar do time ter voltado com a mesma formação para o segundo tempo, Rafael sentiu o músculo da coxa, tendo que ser substituído por Vitinho, aos 8 minutos. Aos 11, Fabinho chegou bem pela direita e cruzou com força, o zagueiro quase fez contra. O São Paulo tinha maior domínio do meio de campo, mas ainda não acertava o último passe.
Aos 21 minutos, Gabriel Sara lançou Gabriel Novaes, que de cabeça fez na saída do goleiro, 1 a 1. No lance seguinte, Novaes quase virou. Com o nervosismo adversário, o São Paulo tentava virar no erro. Orlando Ribeiro fez mais quatro alterações. Entraram Danilo, Alisson e Weverson, saindo Gabriel Novaes, Rodrigo Nestor e Welington, este último, machucado. Por fim, Paulinho entrou na vaga de Fabinho. O placar não se alterou até o apito final.
Com o resultado, o São Paulo chegou aos sete pontos, passando em primeiro no Grupo B. Agora, nas quartas de final, enfrentará o Corinthians, segundo colocado do Grupo D. A partida acontecerá na próxima terça-feira, dia 11 de dezembro, às 19h15, no Campo do SESC, em Porto Alegre.
São Paulo: Thiago Couto, Marcos Jr., Morato, Diego e Welington (Weverson); Rafael (Vitinho), Rodrigo Nestor(Alisson), Gabriel Sara, Jonas Toró, Gabriel Novaes (Danilo) e Fabinho (Paulinho)
Técnico: Orlando Ribeiro