Um dos maiores clubes formadores de atletas do mundo, o São Paulo cada vez mais mostra o bom trabalho feito categorias de base colocando jovens atletas na equipe principal, ganhando títulos nos torneios e apresentando futuros grandes jogadores à torcida. O clube também está sempre representado nas diversas Seleções de base, e nessa temporada mostrou a força do trabalho feito em Cotia: em 2016, foi o clube que mais cedeu atletas para as equipes nacionais.
Em levantamento divulgado nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou que o Tricolor está no topo da lista de clubes que oferecem atletas aos times brasileiros infantil, juvenil e júnior. Só nesta temporada, 22 são-paulinos que integram equipes entre o Sub-15 e o profissional do Tricolor já foram chamados para defender a camisa amarelinha.
Não entram nessa conta, mas é importante também destacar a participação do zagueiro Rodrigo Caio na Seleção que conquistou a primeira medalha de ouro para o país nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Para completar, Auro e Lucão também tiveram passagem pela Seleção nesta temporada: ambos foram convocados para auxiliar em treinamentos da equipe principal do Brasil.
O Tricolor no topo da lista não veio por acaso. Em 2016, o clube garantiu bom desempenho na maioria das competições que disputou, levando oito títulos para Cotia: Libertadores e Copa Ouro Sub-20; Taça Belo Horizonte, Salvador Cup e Copa Ouro Sub-17; Copa Brasil Sub-15; Peace Cup e Gothia Cup Sub-13.
Além disso, os tricolores ainda disputam três troféus nesse final de temporada: o bicampeonato da Copa do Brasil Sub-20 e do Paulista Sub-17, além do Paulista Sub-20. Vale lembrar que o Sub-15, que fez campanha excepcional nesta temporada, acabou eliminado nas semifinais do Estadual pelo Santos, assim como o Sub-13. O Sub-11 parou nas quartas de final.
Centro de excelência
Para o diretor de futebol de base do São Paulo, Marcos Francisco de Almeida, o número divulgado pela CBF confirma que o trabalho feito no CFA Presidente Laudo Natel está no caminho certo em todas as categorias que treinam por lá – desde o pré-mirim até o time de juniores.
“A primeira coisa que tenho que destacar é o reconhecimento do trabalho global feito em Cotia, pois fornecemos atletas em todas as categorias. Tenho que citar que os treinadores, preparadores físicos, coordenação, está fazendo um trabalho integrado de tal forma que o perfil do atleta e o perfil do jogo sejam uniformes em todos os times de base”, afirmou.
“Os meninos têm, de fato, qualidade, eu diria que as safras são privilegiadas, nós conseguimos juntar gente que dá certo junto com pessoas que dão certo na comissão técnica, um trabalho integrado, aliado à liberdade dada pelo presidente”, completou, destacando também a metodologia de captação desenvolvida e colocada em prática em Cotia.
Convocações:
Goleiros
Zagueiros
Laterais
Meio-campistas
Atacantes