A quinta-feira é de decisão para os garotos Sub-17 #MadeInCotia. Os tricolores tentam o bicampeonato da Taça BH contra o Flamengo, às 19h, na Arena Independência – a torcida são-paulina acessa o estádio pelo portão 2. A disputa vale para o São Paulo o quarto título do torneio mais importante da categoria juvenil e terá transmissão do canal Sportv. Além de 2016, o clube levantou a taça em 1987 e 1997.
O técnico Orlando Ribeiro conta com apenas um desfalque para esse jogão: suspenso, o zagueiro Miguel não poderá participar da decisão. Em contrapartida, o time conta com os retornos de Marcos Antônio e Hiago, que ficaram fora da semifinal por terem recebido o terceiro cartão amarelo.
“No ano passado também não começamos muito ajustados, esse ano foi igual. Ajustamos durante a competição, os meninos entenderam o que precisava. A competição tem suas variações, conseguimos encaixar nosso jogo e vamos pra essa final agora contra uma equipe muito boa, que vai deixar a partida muito disputada. É o tipo de jogo que quem errar menos certamente será o campeão”, afirmou o treinador são-paulino.
Para chegar à finalíssima, o time começou com um teste de fogo com uma primeira fase dura. Goleou o Coimbra (5×1), mas perdeu para o Fluminense (0x1) e foi para a última partida da primeira fase precisando de pelo menos um empate para seguir na disputa – conseguiu um 1×1 com o Coritiba, se gabaritando para seguir no torneio.
Na segunda fase, encheu os olhos com boas atuações, a começar pela goleada por por 4 a 1 nas oitavas de final sobre o Goiás. Nas quartas, reencontrou com o Fluminense e nova goleada: 4 a 0, com direito a um gol do meio de campo de Brenner, que chegou nessa fase para reforçar a equipe.
Na semifinal, disputa no Independência contra os donos da casa. Diante do Atlético-MG, o Tricolor enfrentou a torcida contra, mas impôs o jogo e garantiu com propriedade vaga na decisão contra os cariocas. Do outro lado da chave, o Palmeiras venceu o Palmeiras por 3 a 1.
Na campanha vitoriosa de 2016, as equipes caíram no mesmo grupo e se enfrentaram duas vezes. Logo na estreia, empate em 2 a 2, com gols de Rodrigo Nestor e Gabriel Sara. Já na semifinal, jogo duríssimo que também terminou em 2 a 2, gols de Gabriel Novaes e Brenner. Na disputa de pênaltis, 4 a 3 para o Tricolor com destaque para o goleiro Thiago, que agarrou duas cobranças.