Dono de um dos melhores ataques do NBB, o São Paulo mostrou dedicação e atenção extra com a defesa na vitória sobre o Corinthians por 79 a 68, no último sábado. A baixa pontuação do rival foi motivo de celebração por parte dos atletas, pois serviu para comprovar que o time está no caminho certo. O resultado classificou o Tricolor para a semifinal da competição e ainda manteve o tabu de não ter sido derrotado pelo rival, desde o retorno da equipe, no fim de 2018.
A última vez que o São Paulo levou menos de 70 pontos foi no dia 10 de março, quando derrotou o Brasília por 92 a 46. De lá para cá foram outros sete jogos, contando o clássico do último sábado. “Conversamos muito sobre a atenção maior com a defesa. Sabemos que nosso ataque é forte, então se a gente consegue levar menos de 70 pontos, a chance de vitória é maior”, explica Shamell.
“A gente tem um ataque forte, mas sabemos que tem dia que a bola não cai. Por isso, apostamos forte na defesa e ficamos muito satisfeitos com o resultado”, celebra Georginho. “Anular os principais jogadores do adversário foi o nosso grande mérito”, completa o armador.
Os números ajudam a explicar o sucesso da defesa. O São Paulo teve 34 rebotes defensivos, enquanto o Corinthians pegou apenas oito rebotes ofensivos. Ou seja, quando o rival conseguia arremessar, na maioria das vezes, o Tricolor recuperava a bola.
O Tricolor tem a segunda melhor média de pontos marcados no NBB, com 89,44 pontos. O líder é o Flamengo, com 89,88. Em relação aos confrontos com o Corinthians, já foram sete partidas e todas com vitória são-paulina. Ocorreram cinco duelos pelo NBB e dois pelo Campeonato Paulista.
Classificado, o São Paulo espera para saber seu adversário, que sairá da partida entre Minas x Franca. O duelo está empatado em 1 a 1 e o terceiro e decisivo jogo será na segunda-feira, às 20h. O elenco tricolor retorna aos treinamentos na terça-feira de manhã. As semifinais começam no dia 10.