Com mais um show da torcida, que mesmo neste domingo (22) chuvoso compareceu em grande número ao Pacaembu, o Tricolor venceu o Flamengo por 2 a 0 e se recuperou no Campeonato Brasileiro de 2017 após o tropeço na última rodada. Com gols de Lucas Pratto e Hernanes, que contaram com nova atuação decisiva de Cueva, o São Paulo bateu os cariocas e se distanciou das últimas colocações.
Com o importante triunfo neste final de semana, a equipe são-paulina assumiu a 13ª colocação, agora com 37 pontos em 30 jogos. Na próxima rodada, novamente diante de seu torcedor, o Tricolor tentará manter a boa fase no Estádio Paulo Machado de Carvalho diante do Santos: o clássico será disputado no sábado (28), às 17h. Vale lembrar que além de derrotar os flamenguistas, o São Paulo também venceu o Atlético-PR (2 x 1) no Pacaembu neste Brasileiro.
Para encarar os cariocas, o técnico Dorival Júnior não contou com Morato e Wellington Nem (ambos com cirurgias no joelho direito), Lugano (faz processo de transição após contratura na panturrilha direita), Bruno (cervicalgia), Maicosuel (dores no músculo adutor direito) e Gilberto (contratura na coxa esquerda), além de Brenner (disputa o Mundial Sub-17 com a Seleção Brasileira).
Assim, com Edimar e Jucilei entre os titulares, o comandante escalou o time com Sidão; Éder Militão, Rodrigo Caio, Arboleda e Edimar; Petros, Jucilei e Hernanes; Cueva, Marcos Guilherme e Lucas Pratto. Já o adversário atuou com Diego Alves; Pará, Réver, Rhodolfo e Trauco; Willian Arão, Cuéllar, Berrío, Éverton Ribeiro e Éverton; Geuvânio.
Quando a bola rolou, contagiado pela torcida que mais uma vez compareceu em grande número, o Tricolor partiu para cima do rival e logo criou as primeiras oportunidades no ataque. E foi assim, agudo, que o São Paulo tirou o zero do placar logo aos 13 minutos: Hernanes cobrou escanteio na primeira trave, Edimar desviou de cabeça e Pratto apareceu com oportunismo para empurrar para dentro das redes! 1 a 0 e muita festa dos são-paulinos!
Em vantagem no marcador e em busca do resultado positivo, o Tricolor manteve a pressão e chegou mais vezes no gol de Diego Alves. Os cariocas até tentaram reagir e avançaram contra a defesa paulista, mas parou em Sidão na primeira etapa. Aos 28 minutos, em rápido contragolpe, Cueva abriu para Lucas Pratto, que bateu cruzado e deu trabalho ao arqueiro flamenguista.
Sem tirar o pé e empurrado pelo torcedor, o São Paulo ampliou aos 39 minutos em jogada que começou ainda na defesa: Sidão bateu tiro de meta longo e Éder Militão escorou de cabeça para Cueva, na ponta direita. O camisa 10 olhou para a grande área e fez cruzamento preciso para a chegada de Hernanes, que testou com estilo e anotou o segundo gol, sem chances para Diego Alves! 2 a 0 e fim de primeiro tempo!
Na volta para a segunda etapa, os visitantes mexeram na equipe e pressionaram para tentar descontar. Mais ofensivo, o Flamengo carimbou a trave de Sidão e viu Arboleda salvar em cima da linha. Já o Tricolor, bem postado defensivamente, apostava nos contra-ataques para responder e levar perigo.
Já na reta final do confronto, para dar fôlego extra ao time que lutava bravamente em campo para assegurar o importante triunfo, Dorival promoveu a entrada do argentino Gomez no lugar de Cueva, que saiu ovacionado pela torcida após mais uma atuação decisiva no Pacaembu. O Flamengo até armou uma blitz para tentar descontar, mas Sidão fechou o gol com grandes defesas e assegurou a vitória por 2 a 0.