O Tricolor segue firme em busca do bicampeonato da Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira (4), no Morumbi, o São Paulo venceu o Criciúma por 2 a 0, reverteu a derrota sofrida no confronto de ida (2 x 1) e eliminou os catarinenses da competição continental, que dará ao campeão uma vaga na Libertadores da América de 2015.
Com gols de Edson Silva e Kaká – o seu primeiro no Morumbi após acertar a sua volta ao clube -, o time são-paulino conseguiu avançar no torneio e, nas próximas semanas, conhecerá o adversário da próxima fase. Antes disso, porém, o Tricolor terá o Campeonato Brasileiro pela frente. Neste final de semana, novamente no Morumbi, a equipe medirá forças contra o Sport.
Com uma série de desfalques, o técnico Muricy Ramalho escalou o que tinha de melhor para o embate contra o Tigre. Dessa forma, o Tricolor começou a partida com Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Michel Bastos; Denilson, Souza, Paulo Henrique Ganso e Kaká; Osvaldo e Alan Kardec. O atacante Alexandre Pato, com uma virose gastro intestinal, não pôde entrar em campo.
Além do camisa 11, o zagueiro Antonio Carlos e o centroavante Luis Fabiano, que aprimoram a forma física após se recuperarem de lesões, o jovem Rodrigo Caio (se recupera de cirurgia no joelho esquerdo), o lateral-esquerdo Alvaro Pereira (com a Seleção Uruguaia) e o atacante Ademilson (na Seleção Brasileira Sub-21) também desfalcaram o time são-paulino.
Com novidade no posicionamento ofensivo, já que Kaká e Osvaldo alternam a movimentação para confundir marcação adversária, o São Paulo tentou de todas as formas furar o bloqueio rival, mas encontrava dificuldades. O Criciúma jogava todo fechado no campo de defesa à espera de um contra-ataque.
Tocando a bola pacientemente, os paulistas buscavam os espaços na defesa catarinense, porém, não conseguiam finalizar. Nos contragolpes, os visitantes levavam perigo e também mostravam que queriam o gol. No entanto, mesmo com algumas adversidades, o Tricolor conseguiu balançar as redes.
Aos 32 minutos do primeiro tempo, Osvaldo cobrou o escanteio para a área, Edson Silva tentou o desvio, a bola bateu em Ronaldo Alves e entrou: 1 a 0 e festa da torcida são-paulina nas arquibancadas. Com a vantagem no placar, o São Paulo ganhou mais tranquilidade em campo e começou a ter o domínio completo da partida.
Dessa forma, a equipe de Muricy logo conseguiu alegrar novamente os torcedores. Aos 40 minutos, a zaga do Tigre parou, Ganso foi lançado, entrou na área e rolou para Kaká. O camisa 8 chutou em Galatto, a bola voltou nele e entrou no canto esquerdo do goleiro. Que sorte! Muita comemoração da dupla e fim de primeiro tempo com vantagem dos anfitriões: 2 a 0.
Na volta para a segunda etapa, os catarinenses promoveram a entrada do atacante Souza e trataram de pressionar o Tricolor. Dessa forma, o panorama do jogo mudou e a equipe são-paulina tratou de apostar nos contra-ataques.
Logo aos 6 minutos, Paulo Miranda roubou a bola, tabelou com Alan Kardec e recebeu na área para chutar. Galatto fez boa defesa e impediu o terceiro gol do São Paulo, que chegou ao ataque com a bela jogada do defensor.
Nas descidas em velocidade, os mandantes até tiveram boas oportunidades para construir uma vitória ainda mais elástica, mas as finalizações de Alan Kardec, Osvaldo e Michel Bastos passaram ao lado do gol e as redes não balançaram novamente na capital paulista: 2 a 0 e vaga garantida para as oitavas de final!