O Tricolor quebrou a série de três jogos sem vitórias na temporada, bateu o CRB-AL por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (28) e largou na frente em busca da classificação para a quarta fase na Copa do Brasil de 2018. No Morumbi, com gols de Valdívia e Éder Militão, o São Paulo conquistou a vantagem para o confronto de volta que está marcado para o dia 14 de março, em Maceió.
Com o triunfo, o time são-paulino poderá ser derrotado por um gol de diferença em Alagoas que, ainda assim, seguirá adiante no torneio nacional. Vale lembrar que na edição do torneio deste ano, o critério de gol qualificado não vale mais. Portanto, em caso de vitória dos alagoanos por dois gols de diferença no Estádio Rei Pelé, a vaga na quarta fase do torneio será decidida nos pênaltis.
FICHA TÉCNICA: São Paulo 2 x 0 CRB-AL
Antes de encarar o duelo de volta, o Tricolor retomará a disputa do Campeonato Paulista: no próximo final de semana, fora de casa, o time enfrentará o Linense.
Para encarar os nordestinos, a equipe contou com a volta de Reinaldo (cumpriu suspensão automática diante da Ferroviária no último final de semana pelo Campeonato Paulista) e teve Petros (cumpriu dois jogos da suspensão imposta pelo STJD por expulsão contra o Bahia, na última rodada do Campeonato Brasileiro, e foi liberado para estrear na Copa do Brasil deste ano após desfalcar o time diante de Madureira e CSA-AL).
No entanto, apesar das boas notícias, o Tricolor teve desfalques: Anderson Martins (mialgia na região dorsal), Jucilei (contratura na coxa direita) e Morato (aprimora forma física após cirurgia para reconstrução de ligamento do joelho) não reuniram condições de jogo. De última hora, o goleiro Sidão também desfalcou a equipe ao sentir dores no adutor direito durante o aquecimento.
Assim, com o estreante Jean e o jovem Brenner no comando do ataque, o técnico Dorival Júnior escalou o time com Jean; Éder Militão, Rodrigo Caio, Arboleda e Reinaldo; Hudson, Petros e Cueva; Marcos Guilherme, Brenner e Valdívia. Já os visitantes atuaram com João Carlos; Ayrton, Flavio Boaventura, Anderson e Feijão; Diego, Edson Ratinho e Willians Fernandes; Neto Baiano, Serginho e Willians Santana.
Quando a bola rolou, os paulistas logo partiram para cima dos visitantes. Aos cinco minutos, Hudson recebeu de Cueva e foi derrubado na grande área: pênalti. O peruano cobrou rasteiro, mas a bola passou rente à trave e saiu pela linha de fundo. Após a pressão inicial, o time são-paulino teve dificuldades para criar as oportunidades na frente, e somente na reta final do primeiro tempo conseguiu balançar as redes para largar na frente.
Aos 34 minutos, Brenner recebeu na linha de fundo e cruzou para Valdívia, que bateu no canto direito e abriu o placar! 1 a 0! Foi o primeiro gol do armador pelo clube do coração! O tento deu ânimo extra ao Tricolor, que ampliou antes do intervalo em uma grande jogada coletiva que começou ainda no campo de defesa aos 41 minutos: Jean lançou Militão, que tabelou com Cueva e recebeu na área para tocar na saída do arqueiro adversário! 2 a 0 e muita celebração de Jean, que foi abraçado pelos companheiros.
Na volta para a segunda etapa, o Tricolor manteve a postura ofensiva e levou perigo aos alagoanos: Cueva acertou o travessão em cobrança de falta, Valdívia tirou tinta da trave em chute de fora da área e Brenner foi travado pelos zagueiros rivais.
Para tentar aumentar o placar e, consequentemente, conquistar uma vantagem maior para o confronto em Alagoas, o comandante são-paulino promoveu as entradas de Nene, Diego Souza e Paulinho nas vagas de Marcos Guilherme, Brenner e Cueva. No entanto, apesar de chegar bem na frente em algumas chances, o São Paulo não estufou as redes novamente e o confronto terminou com triunfo por 2 a 0.