O Tricolor deu o primeiro passo para se recuperar na temporada e ganhar confiança em busca do título do Campeonato Brasileiro de 2017. Na noite desta segunda-feira (22), no Morumbi, o São Paulo venceu o Avaí por 2 a 0 e se reabilitou após estrear com derrota na competição nacional. Os gols de Lucas Pratto e Luiz Araújo garantiram ao time são-paulino o importante triunfo para abrir a semana, que terá o clássico contra o Palmeiras no próximo sábado (27).
Com o resultado, o Tricolor somou os primeiros três pontos na tabela e assumiu a 11ª colocação. Antes do Choque-Rei, que será disputado no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, às 19h (de Brasília), o elenco terá uma nova série de ajustes e preparação no Centro de Treinamento da Barra Funda nos próximos dias para manter esta evolução.
Para o confronto com o clube de Florianópolis, o técnico Rogério Ceni teve quatro desfalques: Wesley (estiramento no músculo posterior da coxa direita em decorrência de uma pancada), Araruna (se recupera de um estiramento no músculo adutor da perna esquerda), Wellington Nem (artroscopia no joelho esquerdo) e Morato (cirurgia para reconstrução dos ligamentos colateral medial e cruzado posterior do joelho direito).
Assim, o comandante escalou o time são-paulino com Renan Ribeiro; Buffarini, Lugano, Rodrigo Caio e Junior Tavares; Jucilei, Thiago Mendes e Cícero; Cueva, Marcinho e Lucas Pratto. Já o adversário atuou com Kozlinski; Leandro Silva, Betão, Alemão e Luan; Capa, Denilson, Júdson e Diego Tavares; Marquinhos e Rômulo.
Quando a bola rolou, o Tricolor ficou mais tempo no campo de ataque, dominou a posse de bola e buscou as jogadas na frente, enquanto os catarinenses apostavam nos contra-ataques. Dessa forma, com uma postura mais ofensiva, o São Paulo logo tirou o zero do placar. Aos dez minutos, Cícero lançou, Marcinho ajeitou de cabeça e Pratto finalizou com estilo para balançar as redes! 1 a 0! Bela trama do sistema ofensivo.
Após sofrer o gol, o Avaí tentou responder e criou algumas oportunidades na frente. No entanto, seguro, o time são-paulino conteve as investidas do rival e ganhou mais confiança para buscar as jogadas no ataque. Antes do intervalo, em dois chutes da entrada da área, os paulistas levaram perigo. Aos 30, Cueva aproveitou rebote da defesa, dominou e sem deixar a bola cair mandou uma bomba de pé direito: a bola passa muito perto do gol. No minuto seguinte, Pratto dominou com estilo e bateu firme de pé direito: a finalização também passou rente ao travessão.
Na volta para a segunda etapa, Rogério manteve a formação. Porém, logo aos três minutos, Thiago Mendes sentiu dores no joelho e teve que ser substituído: Thomaz entrou. Dessa forma, Cícero foi recuado para a linha de volantes, ao lado de Jucilei, e Thomaz ajudou na criação das jogadas. O Avaí, em busca do empate, cresceu de produção e equilibrou as ações da partida, que foi parelha e sem grandes chances de gol no segundo tempo.
Então, para tentar mudar o panorama do confronto, o treinador são-paulino promoveu a entrada de Luiz Araújo no lugar de Marcinho. O Tricolor tinha dificuldades para chegar na frente e municiar Lucas Pratto, mas com o jovem camisa 31 o São Paulo retomou o controle do jogo e criou boas oportunidades. Os visitantes até tentaram esboçar uma reação para impedir a vitória do São Paulo, mas não passou pelo sistema defensivo paulista. Aos 45 minutos, em grande jogada individual, Araújo fechou o placar: o atacante enfrentou a defesa do Avaí sozinho, dividiu, aproveitou sobra e finalizou no canto para fazer o segundo do Tricolor: 2 a 0, muita comemoração e o primeiro passo para reagir!