Atual campeão Paulista Sub-17, o São Paulo estreou no último domingo (26) no torneio 2018 e enfrentou o Centro Olímpico. Jogando no Complexo Social do Morumbi, o tricolor venceu por 1 a 0, gol de Ana Clara. Agora, o técnico Thiago Viana está focado em dois desafios: vencer a primeira fora de casa e superar a ausência de cinco atletas na Seleção Brasileira da categoria.
A estreia diante do Centro Olímpico mostrou a força do São Paulo. Em jogo bastante disputado, as meninas não desistiram até o fim, abrindo o marcador aos 33 minutos do segundo tempo, sob forte frio e garoa (lembrando que no Paulistão Sub-17 Feminino são dois tempos de 35 minutos). Para o treinador Tricolor, os três pontos devem ser bastante valorizados.
“Primeiro jogo é repleto de ansiedade, difícil, independente do adversário. Jogamos em casa, com torcida, as meninas são bem novas e sentem esse momento. Mas importante foi o placar, os três primeiros pontos do campeonato, e ainda mais valorizado pela qualidade do time adversário, o Centro Olímpico, que fez um excelente jogo”, analisou.
Em 2017, com Thiago Viana a frente do time, o São Paulo foi campeão Paulista, do Brasileiro, realizado na Granja Comary, pela CBF, e da Libertadores da América. O time manteve a mesma base, o que fortalece a equipe do Morumbi.
“A base em si é a mesma, mas estou remontando o time, por conta das meninas que vão para Seleção. Tenho tentado já fazer mudanças sem depender delas, e isso demanda tempo para gerar entrosamento. Vamos de passo em passo para conseguir bons resultados em toda competição”, disse.
A Seleção Feminina Sub-17 foi convocada para um novo período de treinamentos visando o Mundial da categoria. O técnico Luisão treinará as atletas de 26 de agosto a 8 de setembro, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Estas convocações fazem parte do preparatório para o Mundial da categoria, no Uruguai, que será disputada de 13 de novembro a 1 de dezembro, que tirará novamente atletas do São Paulo.
Estão convocadas cinco atletas: a goleira Marcelle, a zagueira Lauren, as volantes Cris e Yayá e a meia Larissa. Para Thiago Viana, o sentimento é dúbio, de alegria pelas meninas, que chegaram a Seleção, porém, desfalcarão em momentos importantes do torneio Estadual. Porém, o comandante vê como boa oportunidade para surgirem novos talentos e mostrou confiança no elenco.
“Até brinquei com elas, que meu lado egoísta não queria que elas fossem, mas no fim, trabalhamos para isso, para formar elas e irem para a Seleção Brasileira. Quanto mais jogadoras forem, melhor para o grupo. Temos um coletivo muito forte, vamos dar espaço e chances para essas novas atletas mostrarem também o talento delas. O coletivo sobressairá”, afirmou.
No próximo sábado, dia 1 de setembro, o São Paulo encara o primeiro desafio fora do Paulistão 2018. No Estádio Municipal Hermínio Espósito, em Embu das Artes, o Tricolor enfrentará o time da casa, às 11h. O adversário já foi analisado pela comissão técnica do Tricolor.
“Assistimos a primeira partida do time do Embu. Eles têm boas peças na ponta e temos que nos adequar as qualidades deles de jogo. Vamos trabalhar mais nossa zona de marcação, caprichar nas finalizações, que ficamos devendo nesse primeiro jogo. Acredito que vamos evoluir mais em tudo no campeonato, foi só a estreia”, finalizou.