Na noite da última quarta-feira (11), no Morumbi, o Tricolor fez valer o seu mando de campo e largou na frente nas quartas de final da Libertadores da América de 2016. Diante de um grande oponente, o São Paulo teve que acreditar até o fim para derrotar o Atlético-MG por 1 a 0 e garantir a vantagem de atuar pelo empate no confronto de volta, que será disputado esta semana em Belo Horizonte. E para manter o clube firme na disputa pelo tetracampeonato, o versátil Thiago Mendes quer que o time repita a intensidade da primeira partida.
“Quarta-feira é uma nova decisão e começará do zero. Tem de jogar com a mesma vontade do Morumbi para vencer. Na Libertadores perdemos só uma fora. Ontem, com time praticamente sub-20, os garotos queriam jogar e aproveitaram o máximo. O time todo tem de jogar como está atuando, mostrando garra, determinação e raça para vencer. O momento do São Paulo na Libertadores deixa todos com pensamento de buscar o título, porque quando todos estão desse jeito, tudo dá certo”, avaliou o camisa 23, que completou.
“É o jogo da vida. Todos querem chegar a uma final de Libertadores e ser campeão. O São Paulo não é diferente. Não conseguimos o título do Paulista, então temos de brigar pelas outras competições. Precisamos entrar ligados os 90 minutos para não ser surpreendido fora de casa e chegar à final da Libertadores. Todos os jogadores estão com pensamento único em busca da classificação. Precisamos de garra e determinação. Não podemos falhar”, acrescentou.
Durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira (16), no Centro de Treinamento da Barra Funda, Thiago Mendes também avaliou a conquistada pelo São Paulo no confronto de ida. Com o triunfo por 1 a 0 na primeira partida entre os clubes, na capital paulista, o Tricolor ganhou o direito de atuar por qualquer empate para avançar até as semifinais do torneio sul-americano (0 x 0, 1 x 1, 2 x 2, 3 x 3…).
Como não sofreu gol como mandante, no Morumbi, o São Paulo também poderá ser derrotado por até um gol de diferença, desde que também balance as redes, que ainda assim seguirá no torneio (2 x 1, 3 x 2, 4 x 3…). Em caso de vitória do Atlético-MG por 1 a 0, a decisão será nas penalidades máximas.
“O resultado de ida (1 x 0) dá um pouco de tranquilidade, mas não tanto. Em 90 minutos tudo pode acontecer. Não podemos falhar, porque pode ser crucial na casa do Atlético-MG. Sabíamos que seria um jogo brigado desde o início, e na Libertadores tudo pode acontecer. Os dois times vão dar o máximo, assim como foi na ida. No Morumbi, sabíamos que eles viriam com essa postura, mas nosso time se comportou bem. Os dois times foram aguerridos, e acredito que será assim também na volta”, finalizou.