Campeão da Libertadores América em 2008, pela LDU (EQU), e em 2014, pelo San Lorenzo (ARG), o técnico argentino Edgardo Bauza inicia na noite desta quarta-feira (20), às 21 horas (de Brasília), a sua trajetória no comando do Tricolor. Patón, aliás, é a principal novidade no primeiro jogo da temporada 2016. No Estádio Defensores del Chaco, no Paraguai, o São Paulo encara o Cerro Porteño em amistoso com a cara da competição continental, que é a grande obsessão do clube em 2016.
Preparando o time para o torneio internacional, Patón trabalhou por 15 dias no Centro de Treinamento da Barra Funda antes deste amistoso, que também marcará outra estreia na equipe são-paulina. Dentre os reforços apresentados neste ano, apenas o lateral-esquerdo chileno Eugênio Mena está à disposição do treinador argentino. O ala seguiu com a delegação e está confirmado para o embate com os paraguaios.
Para o confronto com o ‘Ciclón’, que serve de preparativo para as estreias no Campeonato Paulista e na primeira fase da Libertadores, o comandante relacionou 18 jogadores. O uruguaio Diego Lugano (ex-Cerro Porteño) e o atacante Kieza (ex-Bahia) aprimoram a forma física e ainda não estão à disposição de Bauza, que também não poderá contar com Daniel (contratura no músculo posterior da coxa direita) e João Paulo (fratura por stress).
Após as atividades da última terça-feira (19), a delegação deixou a capital paulista e seguiu para o país vizinho. Assim que chegaram em Assunção, atletas e membros da comissão técnica foram recebidos pelo povo paraguaio, seguiram para o hotel e iniciaram o processo de concentração para o amistoso internacional, que é encarado com seriedade pelo elenco.
“Sempre deve existir o clima de mostrar no dia a dia que o jogador está preparado para jogar. Amanhã será um bom teste para que o técnico possa observar os jogadores. Será um dia de trabalho duro, obviamente ainda não estamos muito preparados, mas vamos procurar fazer o melhor”, afirmou o argentino Centurión.
O duelo ganha ainda mais importância diante da estreia do Tricolor na Libertadores, já que os paraguaios também disputarão o torneio e, assim, farão da partida desta noite um verdadeiro teste para os brasileiros. O Cerro Porteño está no Grupo 8, junto com Corinthians, Cobresal-CHI e o vencedor da disputa entre Independiente Santa Fé (Colômbia) e Oriente Petrolero (Bolívia). Já o São Paulo disputará a primeira fase da competição continental contra o Cesar Vallejo, do Peru, nos dias 3 e 10 de fevereiro. Se passar, entrará no Grupo 1, com River Plate (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Trujillanos (Venezuela).
CERRO PORTEÑO x SÃO PAULO
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Data: 20/01/2015, (quarta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Ulises Mereles (FIFA)
Assistentes: Rodney Aquino e Carlos Cáceres (ambos FIFA)