O ex-atacante Terto jogou por quase dez anos no São Paulo. Ele chegou ao clube no fim dos anos 60. Ao todo, foram 87 gols e três títulos do Campeonato Paulista (1970, 1971 e 1975). E certamente seu nome está gravado na história do Tricolor.
Não é para menos. Foi dos pés de Terto que saiu o primeiro gol do São Paulo na história do Campeonato Brasileiro. Na primeiro edição do torneio, em 1971, o Tricolor enfrentou o Santos, no Morumbi, no dia 14 de agosto. A derrota por 3 a 1 foi sentida, mas esquecida pelo feito atingido pelo atacante, aos 37 minutos do primeiro tempo.
Desde então, Terto viu a história ser construída. Capítulos que contam com seis títulos brasileiros (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008). Muita coisa mudou, mas a gana por títulos segue a mesma. Ele se orgulha do primeiro dos 1104 gols marcados pelo Tricolor na competição e fica na torcida por muitos outros.
“Tenho certeza de que o São Paulo tem chances, sabe o que fazer nesse campeonato. Sempre foi um time de chegada, aposto todas as minhas fichas no Tricolor. Joguei aqui por dez anos e sei que o São Paulo nunca entra em campo para ser segundo colocado”, ressaltou o são-paulino.
No próximo domingo, o Tricolor iniciará a caminhada por mais um título nacional. Em São Januário, a equipe enfrentará o Fluminense. Quase 40 anos depois de seu gol, Terto analisa a evolução do futebol como um verdadeiro conhecedor de causa.
“Hoje os times são mais fortes pelas condições financeiras que têm. Também tem muita diferença dos atletas, que hoje são maiores, mais fortes, tem mais explosão. Acho que hoje os jogadores são bem mais preparados que antes”, disse.
Atualmente, Terto segue no São Paulo. Ele dá aulas de futebol para os associados do clube. Uma maneira de prolongar seu amor e dedicação ao Tricolor. Um personagem que iniciou a história do São Paulo no Campeonato Brasileiro e hoje é um ilustre torcedor na expectativa de novas conquistas.