A manhã desta quarta-feira (19) – último dia de atividades antes da estreia na Copa do Brasil – não foi fácil para os goleiros no Centro de Treinamento da Barra Funda. Muito exigidos, os arqueiros tiveram que se esforçar para dar conta do recado e fechar a preparação da equipe para o confronto com o Ceará, que será disputado nesta quinta (20), às 21h30 (de Brasília), pelas oitavas de final.
Na primeira parte do trabalho, sem a presença da imprensa, o técnico Juan Carlos Osorio comandou um treino tático. O colombiano posicionou o time, cobrou comunicação dos atletas e diversas infiltrações na defesa, que exigiram bastante dos goleiros para conter as investidas dos atacantes adversários. O treinador também cobrou intensidade na marcação, principalmente na saída de bola do rival, para tentar iniciar as jogadas já da intermediária para frente.
Depois, já com a presença dos jornalistas, o elenco foi dividido em dois grupos. Um aprimorou as cobranças de bolas paradas sob o comando de Osorio, enquanto o outro calibrou a pontaria com o auxiliar Luis Pompilio Paez. Nas duas atividades, assim como na anterior, os arqueiros tiveram que suar a camisa para impedir os gols. Os atacantes Luis Fabiano e Alexandre Pato foram os destaques do exercício e balançaram as redes diversas vezes.
Para deixar o trabalho mais dinâmico e esboçar situações aleatórias de jogo, o membro da comissão técnica modificou diversas vezes o exercício. Entre um chute e outro, os centroavantes ‘provocavam’ os goleiros para acirrar a disputa e, assim, elevar a produtividade da atividade. Para dificultar a vida dos homens de frente, ainda foram colocadas estacas no campo para criar obstáculos.
Vale lembrar que como disputou a Libertadores da América deste ano, a equipe são-paulina ganhou o direito de entrar somente agora no torneio, assim como Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro e Internacional. E a edição 2015 da Copa do Brasil está com novidades: a definição dos confrontos das quartas de final também será feita por sorteio – como os duelos das oitavas – e o gol fora de casa não será critério de desempate na decisão.
Com o novo regulamento da tradicional competição, que reúne clubes de todas as regiões do país, a decisão terá uma diferença importante em relação às edições anteriores: assim como é feito na Libertadores, o gol fora de casa não será critério de desempate. Se um time vencer por 3 a 2 em casa e perder por 1 a 0 fora, o placar agregado fica 3 a 3 e a disputa do título vai para os pênaltis.