Na ida, no Rio de Janeiro, um verdadeiro festival de gols e 3 a 3 no placar! E na volta não foi diferente. São Paulo e Botafogo protagonizaram mais um grande jogo nas oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20 e garantiram um belo duelo por uma vaga nas quartas de final. Na noite desta quarta-feira (14), no Morumbi, em confronto movimentado e cheio de emoções, o Tricolor levou a melhor e venceu por 4 a 2 para garantir a sua permanência na competição nacional, que garantirá ao campeão uma vaga na Libertadores da América de 2016 da categoria.
Com gols de Matheus Queiroz, Joanderson – que mudou o panorama do jogo e foi decisivo -, Lucas Fernandes e David Neres, o Tricolor avançou para a próxima fase e agora enfrentará o Goiás de olho em uma vaga na semifinal. Conciliando a disputa do torneio com o Estadual, o São Paulo é o único clube paulista que segue na Copa do Brasil, que ainda conta com Joinville, Figueirense, Atlético-MG, Luverdense, Atlético-PR e Cruzeiro ou Flamengo – duelam nesta quinta-feira (15).
Para encarar os botafoguenses, o time são-paulino foi escalado com Lucas Perri; Foguete, Rony, Tormena e Inácio; Banguelê, Matheus Queiroz, Arthur e Lucas Fernandes; Luiz Araújo e David Neres. Já os visitantes começaram a partida com Saulo; Marcinho, Kanu, Rabello e Yuri; Arruda, Paulo, Gustavo e Leandro; Lima e Ribamar.
Quando a bola rolou, com poucos segundos, o Tricolor não teve nem tempo de impor o seu ritmo de jogo e acabou surpreendido pelos cariocas, que tiveram um pênalti assinalado pela arbitragem. O atacante Ribamar converteu, descolou o goleiro Lucas Perri e abriu o placar na capital paulista. Apesar de sair atrás no marcador, o São Paulo não se intimidou e partiu para cima do adversário.
Envolvente e buscando mais as jogadas, os donos da casa não acusou o golpe pelo tento do rival e se mandou para o campo de ataque. A postura aguerrida dos anfitriões foi coroada com o empate! Aos 15 minutos, Matheus Queiroz aproveitou cruzamento rasteiro do lateral-direito Foguete e mandou para os fundos das redes para deixar tudo igual! 1 a 1 e muita festa da garotada do CFA, que mesmo após o gol seguiu pressionando.
Atrás da vitória, mesmo com a vantagem no placar agregado, o Tricolor foi superior durante todo a primeira etapa e não deixou o adversário jogar. No entanto, apesar de ter mais ofensividade, a equipe paulista não conseguiu virar o placar antes do intervalo. Na volta para o segundo tempo, com um cenário muito parecido ao do primeiro, o Botafogo largou na frente de novo e assustou o São Paulo.
Logo aos dois minutos, o zagueiro Kanu foi oportunista ao aproveitar cobrança de escanteio para recolocar os cariocas na frente: 2 a 1. Para reagir imediatamente e brigar pela vaga, o técnico André Jardine ousou: promoveu a entrada do centroavante Joanderson na vaga do zagueiro Rony e, assim, deu mais opções ao time na frente.
E a mudança do treinador surtiu efeito e resultou na classificação dos anfitriões! Aos 15 minutos, David Neres bateu cruzado pela esquerda e encontrou Joanderson, que bateu de primeira para empatar: 2 a 2! O gol, que já garantia a vaga ao Tricolor, deu ainda mais motivação aos garotos do CFA, que pouco depois balançaram as redes novamente para assegurar a vitória.
Lucas Fernandes, aos 17 minutos, recebeu de Joanderson e chutou rasteiro pelo lado direito. A bola desviou no meio do caminho e matou o arqueiro Saulo, que nada pôde fazer para impedir o tento são-paulino: 3 a 2. Superior e sem administrar a vantagem, os mandantes mantiveram a postura aguerrida e transformaram a vitória em goleada: David Neres tocou na saída do goleiro carioca e fechou o placar: 4 a 2 e vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.