O time sub-20 do São Paulo entrou em campo hoje (26), no Morumbi, para enfrentar o Vasco da Gama em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil da categoria. Precisando reverter vantagem dos cariocas, que na partida de ida, em São Januário, venceram por 1 a 0, o Tricolor pressionou, produziu inúmeras oportunidades, mas novamente foi vencido pelo time do Rio de Janeiro, desta vez por 2 a 0.
O técnico André Jardine escalou como titulares para este jogo Lucas Perri; Belão, Militão, Rony e Tom; Pedro, Liziero, Lucas Fernandes e Shaylon; Léo Natel e Caíque.
Logo no começo da disputa, aos 2 minutos, o Vasco da Gama assustou os tricolores com uma cobrança de escanteio e cabeceio que acertou a trave de Lucas Perri. Três minutos depois, a primeira chance do Tricolor também foi com bola alçada na área, mas Rony não conseguiu acertar a meta adversária no cabeceio.
Aos seis minutos, Caíque fez boa jogada pela direita e tentou passar a Shaylon, dentro da área, mas a defesa cortou para escanteio. Pouco depois, Shaylon pegou a rebatida da zaga de lance que começou com Liziero e chutou para o gol, mas o goleiro vascaíno defendeu.
O Tricolor seguia perigosamente também nas bolas paradas. Aos 13 minutos, em novo escanteio, Shaylon levantou e o goleiro adversário quase falhou, mas conseguiu impedir o ataque tricolor. Três minutos depois, Pedro avançou pelo meio e, recuperando bola perdida por Shaylon, bateu forte para o gol, mas a pelota passou por cima do travessão por pouco.
A melhor chance do São Paulo no primeiro tempo veio aos 19 minutos, Caíque fez jogada excepcional e passou para Shaylon, que tocou para o gol, mas o arqueiro do Vasco fez uma grande defesa. No rebote, mais uma vez Pedro quase marcou, a bola passou rente à trave direita.
No terço final da primeira etapa a partida ficou mais truncada e disputada no meio de campo, sem grandes lances ofensivos dos dois times. O Tricolor dominou a posse de bola e o Vasco da Gama apostou nos contra-ataques. E foi assim que Robinho, aos 40 minutos, abriu o placar a favor do Vasco da Gama.
Faltando um minuto para o fim do primeiro tempo, Lucas Fernandes recebeu sozinho dentro da área um belo passe de Caíque, contudo, depois de bater para o gol, o meia foi travado pelo defensor vascaíno. 1 a 0 para o Vasco da Gama foi o placar final da etapa inicial.
No segundo tempo, o Tricolor voltou ao jogo com Bissoli no lugar de Rony. Aos 6 minutos, Robinho novamente levou perigo à meta são-paulina, mas a defesa cortou para escanteio. Dois minutos depois, Léo Natel cruzou pela esquerda e Caíque se jogou e colocou a bola nas redes a favor do Tricolor, mas o assistente marcou impedimento.
Aos 13 minutos, Perri fez uma grande defesa ao impedir o segundo tento vascaíno depois uma falha no sistema defensivo do São Paulo. Jardine modificou novamente o time, aos 20 minutos: a segunda alteração levou à campo Heron, que entrou no lugar de Lucas Fernandes.
Bissoli foi lançado dentro da área por Heron, aos 23 minutos, mas o são-paulino não conseguiu alcançar a bola. Dois minutos depois, Paulinho, do Vasco da Gama, driblou os marcadores e completou para o gol, obrigando nova intervenção e bela defesa de Lucas Perri. Três substituições no time Tricolor foram feitas aos 29 minutos: Geovane, Paulinho e Matheus nos lugares de Caíque, Liziero e Léo Natel, respectivamente.
Matheus, aos 38 minutos, driblou o oponente e sofreu pênalti. Shaylon executou a cobrança e acertou a trave direita do arqueiro vascaíno, que assegurou o rebote. Três minutos depois, Heron avançou pela esquerda e cruzou na pequena área, mas a defesa carioca afastou a bola. Nos últimos minutos, em contra-ataque, o time do Rio de Janeiro chegou ao segundo gol na partida, com Paulinho. 2 a 0. Placar final.
Desclassificado da Copa do Brasil, o sub-20 (representado pelo elenco sub-19) voltará em campo agora pela decisão da Copa Ouro, contra o Guarani, em Itatiba, no dia 2 de maio (10h). A seguir, os tricolores estrearão no Paulistão da categoria no dia 6 de maio, às 15h, quando enfrentarão o Santo André, no ABC.