A temporada da equipe Sub-20 do São Paulo começará nesta sexta-feira, dia 7 de abril, em Goiânia, diante do Vila Nova, pela Copa do Brasil da categoria, às 19h15. A competição, que normalmente acontece no segundo semestre, foi alterada pela CBF, se tornando a primeira disputa de titulo nacional do calendário 2017. Campeão em 2015 e 2016, o Tricolor entra no torneio com a missão de manter o titulo em Cotia.
A alteração do calendário não agradou o técnico André Jardine. “Dificulta muito. O desafio será esse, chegar a um nível alto bem mais rápido que nos anos anteriores. Temos uma desvantagem em relação aos times cariocas, por exemplo, que já estão disputando o Estadual. Mas temos que nos superar e fazer o melhor possível”, opinou.
Em 2015, o Tricolor venceu as duas partidas da final diante do Atlético-PR e conquistou o primeiro titulo da Copa do Brasil da categoria Sub-20. Na ocasião, David Neres e Joanderson foram os artilheiros do torneio, com seis gols cada.
Em 2016, novamente o São Paulo chegou à final, desta vez contra o Bahia. Após vencer no Morumbi, o Tricolor empatou em 2 a 2 com o time baiano, em Pituaçu, tornando-se bicampeão nacional. Mais uma vez o artilheiro vestia a camisa do São Paulo: Shaylon, com seis gols marcados.
“Não acredito que o bicampeonato pese sobre esse elenco, mas sim estimule, motiva e dá confiança. Eles sabem que do outro lado teremos equipes ótimas e somos apenas mais um dentre os 32 que aspiram o titulo. Iremos com bastante respeito e humildade mais uma vez, sabendo que a Copa do Brasil é jogo a jogo e temos que ir crescendo na competição. Temos mais ou menos o caminho do titulo, mas temos que nos encontrar nesse caminho e ser feliz na competição como um todo”, disse Jardine.
Para a atual temporada do juniores, o São Paulo não contará com a geração 96, multicampeã, porém, levará a campo jogadores que já vinham atuando em 2016 pelo Sub-20, inclusive entrando em partidas deste mesmo campeonato. Dos relacionados, os estreantes na lista são apenas Igor Neves e Marquinhos.
“Os remanescentes no time titular do ano passado são o Caíque e o Éder, mas temos confiança na equipe toda e sabemos que aumentará jogo a jogo, de acordo com bom jogos nas competições. Eles precisam começar a jogar para atingir o melhor nível. Não será fácil, mas acreditamos que eles consigam atingir um bom patamar como o elenco do ano passado”, analisou o técnico.
Depois do período de férias, os atletas vêm treinando para a estreia há mais de um mês. Amistosos, treinos com a equipe profissional e jogos-treino foram realizados neste período. André Jardine, que esteve a frente do bicampeonato, está confiante por mais um bom ano do Sub-20.
“Foi um mês bem intenso, com um volume grande de treinos e amistosos feitos, podendo observar todos atletas do elenco, mas é óbvio que os jogos oficiais que realmente colocam a equipe no ponto que queremos. Espero que a gente consiga avançar bem na competição, sem ser eliminado precocemente e conquiste esse amadurecimento”, comentou.
A delegação são-paulina chegou em Goiás na manhã desta quinta-feira e realizou o último treinamento antes da estreia no Centro de Treinamento e Estádio Hailé Pinheiro, gentilmente cedido pelo Goiás, nesta tarde. Jardine fez os últimos ajustes e definiu a escalação para o duelo.
O Tricolor entra em campo diante do Vila Nova, no estádio Onésio Alvarenga-GO, às 19h15, nesta sexta-feira, dia 7 de abril. O jogo será transmitido pelo canal Sportv.