O placar, 3 a 0, pode indicar que foi uma classificação fácil do Tricolor para a segunda fase da Copa do Brasil Sub-20. No entanto, em duelo amarrado e diante de um adversário bem postado defensivamente, o São Paulo teve que se desdobrar para bater o América-MG e seguir na competição nacional. Com gols de Shaylon, Inácio e David Neres – todos no segundo tempo -, a equipe são-paulina levou a melhor no placar agregado, já que na ida paulistas e mineiros ficaram no empate (0 x 0), e eliminou o rival na primeira fase.
Na próxima fase, o Tricolor enfrentará o vencedor de Ponte Preta e Botafogo. Na ida, os campineiros derrotaram os cariocas por 1 a 0. Agora, os alvinegros ficarão frente a frente nesta quarta (30) para definir o adversário do São Paulo. – independentemente de quem passar, seguindo o chaveamento do torneio, o primeiro jogo do São Paulo será fora de casa. A competição visa valorizar o trabalho realizado pelos clubes em suas categorias de base, colaborando para o surgimento de novos atletas para o futebol brasileiro.
Para encarar os mineiros, o time são-paulino começou a partida com Lucas Perri; Foguete, Tormena, Kal e Gabriel; Banguelê, Matheus Queiroz, Artur e Lucas Fernandes; David Neres e Joanderson. Já o adversário iniciou o confronto com Hugo; Danylo, Roger, Kevin e Igor; Euller, Zé Ricardo, Christian e Max; Vitinho e Gledson.
No primeiro tempo, mesmo com mais volume de jogo e a maior parte do tempo no campo de ataque, o Tricolor não conseguiu balançar as redes. Diante de um rival acuado no campo de defesa e de olho apenas no contragolpe, os anfitriões tiveram dificuldades para buscar as finalizações e, assim, levou perigo somente nos instantes finais da primeira etapa, em chute cruzado de Joanderson.
Firmes na marcação e bem postados defensivamente, os mineiros só avançavam ao ataque quando sentiam segurança e lutavam para segurar o ímpeto do São Paulo. Ainda assim, em uma rápida escapada pela esquerda, os visitantes conseguiram carimbar a trave do goleiro Lucas Perri e também assustaram antes do intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o panorama do embate foi o mesmo: mandantes pressionando, enquanto o América-MG tentava administrar o resultado e levar a decisão para as penalidades máximas. Então, para tentar dar nova configuração ao sistema ofensivo e tentar mudar a cara do jogo, o Tricolor apostou na entrada de Shaylon, que não desperdiçou a oportunidade.
O atacante entrou no lugar de Joanderson e foi decisivo. Aos 30 minutos, o centroavante aproveitou chute cruzado de Lucas Fernandes e mandou para o fundo das redes: 1 a 0. Com a vantagem no placar, o São Paulo teve mais tranquilidade para buscar as jogadas e logo transformou a classificação em goleada. Aos 39, Inácio – que acabara de entrar – sofreu pênalti e cobrou com categoria: 2 a 0. Pouco depois, David Neres também foi derrubado na área após grande lance individual. Com categoria, o atacante converteu e fechou o suado triunfo: 3 a 0!
A Copa do Brasil Sub-20 reuniu 32 times na primeira fase: os 20 integrantes da Série A do Brasileiro de 2014, os 11 melhores colocados da Série B do mesmo ano e o campeão do Torneio Seletivo de 2015 da Região Norte. O torneio, assim como é feito no profissional, é disputado no formato de mata-mata, tendo como critério o número de pontos conquistados naquela fase, com os seguintes critérios de desempate: saldo de gols, gols marcados na casa do adversário e disputa de pênaltis.
O vencedor da Copa do Brasil Sub-20, conforme anunciado em meia pela CONMEBOL, disputará a Copa Libertadores da América Sub-20 a partir de janeiro de 2016, no Paraguai. O torneio continental passará a ser disputado a cada dois anos com 12 participantes, um de cada país, além do campeão anterior e um convidado do país sede.