Assim como a equipe júnior, o time juvenil do Tricolor pôde voltar aos trabalhos presenciais após liberação do governo paulista na última semana, e já se apresentou no CFA Laudo Natel. Os garotos retornaram a Cotia após mais de cinco meses longe das atividades presenciais e, para manter os atletas e colaboradores do clube em segurança, o São Paulo segue rígidos protocolos, incluindo constantes testagens para a covid-19, mesma medida adotada pela equipe principal e pela categoria Sub-20.
A grande novidade no Sub-17 é a mudança no comando técnico. Menta, então treinador do time Sub-15, assume a categoria após a saída de Rafael Paiva, que aceitou um convite para trabalhar na China. Com Paiva, o time juvenil conquistou o Campeonato Paulista e a FAM Cup em 2019, chegou à decisão da Copa do Brasil e também teve ótima campanha no Campeonato Brasileiro – parou nas semifinais.
O novo treinador dos juvenis é um velho conhecido na base e já passou por todas as categorias no CFA. No trabalho mais recente, Menta brilhou com o time Sub-15: venceu o Paulista em 2018 e comandou uma das campanhas mais espetaculares da era Cotia no Estadual. Em 2019, os garotos chegaram a 35 partidas sem derrotas (sendo 24 vitórias seguidas, recorde da categoria).
“Os meninos estão se dedicando muito. Claro que existe uma defasagem pelos cinco meses parados, principalmente na parte física e refino técnico, mas eles já começaram a recobrar esses talentos e está sendo muito gostoso voltar a trabalhar depois desses meses afastados. Os meninos estão se empenhando bastante e querendo muito, tudo isso favorece o retorno desse futebol com qualidade, inteligência e alegre que o São Paulo preconiza”, disse o treinador, que falou sobre o novo desafio.
“Estou muito feliz em voltar para o Sub-17, são garotos que conheço do Sub-15, meninos que têm muito talento e gostam muito de jogar futebol. Espero que a gente consiga fazer uma campanha ainda melhor no Sub-17, pois eles trazem a aprendizagem e crescimento do Sub-15, estou muito feliz em trabalhar nessa categoria com atletas de jogo ofensivo e muito talento individual. Espero conseguir fazer um trabalho ainda melhor do que foi feito no Sub-15 para que esses garotos continuem evoluindo e sejam grandes jogadores para o São Paulo”, completou. Menta foi jogador tricolor na década de 1990, atuou como volante e fez parte da equipe são-paulina que foi campeã Mundial em 1992. Na época, ele tinha 18 anos.
Desde 16 de março, os jogadores da base estavam em casa. Todas atividades seguiram de forma online: os treinamentos foram feitos à distância, por videoconferência, e os atletas foram monitorados pelo setores de assistência social, psicologia, pedagogia, departamento médico, e pelas comissões técnicas, com o apoio administrativo e da diretoria.
O retorno do Sub-17 às competições está previsto para 11 de outubro, quando deverá recomeçar o Campeonato Brasileiro. O time fez apenas uma partida no Nacional, em março, quando venceu o Fluminense por 4 a 3 em Cotia.