A campanha do time sub-17 do Tricolor no estadual da categoria é significativa por si só. Após golear a Ponte Preta, por 8 a 0, neste sábado (29), o São Paulo chegou a 10 pontos em quatro jogos na terceira fase do Estadual. Ao todo, na competição, os são-paulinos somam 63 pontos em 24 partidas disputadas, com 20 vitórias, três empatas e apenas uma derrota. O principal diferencial, porém, é a impressionante marca de gols marcados: 104 (contra somente 16 sofridos).
O número de gols na casa da centena credencia o time do técnico Rafael Paiva a encerrar a competição com o recorde de gols do clube na era Cotia, assim como manter a melhor média de gols dos tricolores nesse torneio, desde 2006.
A marca absoluta é de 2016, quando os são-paulinos marcaram 112 gols em 30 partidas, ao todo. Esse patamar pode ser superado nessa temporada, visto que, com a média de 4,3 gols por partida, até o momento, o Sub-17 detém, pela primeira vez, uma taxa superior a quatro bolas na rede por atuação.
Muito desses números se devem a atuações como as de Gustavo Maia, Paulinho, Vitinho e Ricardo, que possuem mais de dez gols marcados no torneio (mais precisamente, 19, 17, 13 e 11, na ordem) e que ajudaram o time em goleadas expressivas, como os 10 a 0 anotados em cima do Elosport, de Capão Bonito, e o Taboão da Serra.
Confira, abaixo, os números de destaque do Tricolor em 2018 no Paulistão Sub-17 em comparação com outras temporadas na Era Cotia: