A equipe juvenil do Tricolor estreou com vitória no Campeonato Brasileiro Sub-17, torneio que é novidade na base brasileira. Na tarde desta quarta-feira (17), o time venceu o rival baiano por 1 a 0, gol feito por Pedrinho, de pênalti, em partida que aconteceu no CFA Presidente Laudo Natel.
Com apenas dois desfalques – o volante Talles, machucado, e o atacante Marquinhos, que está com a Seleção Brasileira Sub-16 no torneio de Montaigu, na França -, o técnico Rafael Paiva usou o que tinha de melhor na partida.
O primeiro tempo teve pelo menos três grandes chances dos garotos. As duas primeiras saíram dos pés de Juan, ambas desviadas pelo goleiro, que teve bastante trabalho nos dois lances. Gabriel, de fora da área, também assustou o adversário com uma bola que bateu no travessão.
Aos 31 minutos, o treinador são-paulino teve que fazer a primeira mudança. Miguel sentiu uma lesão e deu lugar a João Adriano. Mais uma oportunidade são-paulina saiu aos 35, pelo lado direito. O lateral Vinícius desceu em velocidade, invadiu a área e mandou o chute cruzado que, novamente, o goleiro desviou.
O segundo tempo seguiu com a tendência da primeira etapa, com o Tricolor pressionando o Bahia, mas sem marcar. Rafael Paiva fez, então, três mudanças em busca do gol: saíram Pagé, João Adriano e Cachoeira, entraram Patryck, Cauê e Max, aos 17 minutos.
Com 26, Vinícius driblou os defensores pela direita da área e foi derrubado. Na cobrança, rasteira, Pedrinho abriu o placar para os são-paulinos. Em busca de mais gols, os são-paulinos insistiram no ataque, e a melhor oportunidade saiu dos pés de Juan em chute cruzado pela esquerda, mas o goleiro impediu o gol.
O Campeonato Brasileiro juvenil reúne as 20 equipes com melhor colocação no ranking nacional da CBF. Os times são divididos em dois grupos, que jogam em turno único, e os quatro melhores avançam às quartas de final. O São Paulo está no grupo B e, além do Bahia, vai enfrentar Grêmio, Flamengo, Chapecoense, Corinthians, Vitória, Internacional, Botafogo e América-MG na primeira fase.
O próximo compromisso do Tricolor no Campeonato Brasileiro será na terça-feira (23), às 15h, contra o Corinthians, no Parque São Jorge. Antes, no sábado (20), os meninos enfrentam o Itararé em Cotia, pelo Campeonato Paulista. A partida começa às 11h e tem entrada livre para a torcida.
São Paulo: Young; Vinicius (Guilherme, 32min/2ºT), Luizão, Belém (Fábio, 32min/2ºT) e Gabriel; Théo, Pedrinho, Pagé (Patryck, 17min/2ºT), Miguel (João Adriano, 31min/1ºT, Cauê, 17min/2ºT), Cachoeira (Max, 17min/2ºT) e Juan
Técnico: Rafael Paiva