O Tricolor inicia nesta terça-feira (27), com treinos em dois períodos, a última fase da pré-temporada de 2015 antes de finalmente estrear no Campeonato Paulista. E a reta final contará com novidades: o técnico Muricy Ramalho está de volta! Recuperado de uma crise de diverticulite, que o tirou do Torneio Super Series, em Manaus, o treinador é o maior trunfo da equipe neste momento final da preparação.
Para chegar até aqui, os jogadores são-paulinos não tiveram vida fácil. Sempre com atividades em dois períodos no Centro de Treinamento da Barra Funda, os atletas tiveram que suar a camisa para aprimorar a forma física e cumprir todas as etapas da pré-temporada, que começou com testes, exames e avaliações coordenadas pela fisiologia e departamento médico.
Logo após a reapresentação do elenco no dia 8 de janeiro, depois das merecidas férias, sob os cuidados de Rogério Neves, os atletas fizeram a análise da composição corporal e, depois, realizaram mais duas avaliações: a primeira, para medir o índice de stress muscular, usou a temperatura muscular dos jogadores para coletar dados iniciais no trabalho de prevenção de lesões, enquanto a segunda avaliou o stress fisiológico através da variação dos batimentos cardíacos com o sistema ‘Firstbeat’.
Preparando os jogadores para os desafios de 2015, a comissão técnica armou um verdadeiro ‘check-up’. Os médicos do Hospital CEMA realizaram os exames oftalmológicos e de otorrinolaringologia, que complementaram os testes promovidos pelos profissionais do Tricolor.
Nos exames, os médicos testaram a qualidade visual dos atletas, que apontaram o potencial de visão dos comandados de Muricy Ramalho. Além disso, os jogadores passaram por avaliações para saber se tinham vício de refração, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Também foram avaliadas as noções de profundidade dos jogadores, com exames tridimensionais, e testes de daltonismo, além de diagnósticos sobre a pressão dos olhos e possíveis lesões superficiais.
Entre um dia de trabalho e outro, os preparadores Zé Mário e Sérgio Rocha ditaram o ritmo da maior parte da pré-temporada de 2015. Os membros da comissão técnica exigiram bastante dos atletas, que após cumprirem as metas nos exercícios físicos iniciaram as atividades com bola sob os cuidados de Muricy. Treinos técnicos e táticos ajustaram o time para os jogos treinos contra o Sub-17, Nacional-SP e Água Santa, no Centro de Treinamento da Barra Funda.
Como parte da preparação da equipe, o Tricolor ainda disputou o Torneio Super Series, em Manaus, no último final de semana, que ainda contou com as presenças de Vasco e Flamengo. Agora, na reta final antes da estreia no Campeonato Paulista, o elenco são-paulino fará atividades técnicas e táticas para preservar fisicamente os atletas e chegar bem no duelo contra a Penapolense, no domingo (1º de fevereiro), pela rodada de abertura do Estadual.
Que venha a última semana da pré-temporada!