Na noite deste domingo (25), quando venceu o Ituano por 3 a 0 em jogo pelo Campeonato Paulista, o São Paulo teve à disposição 17 jogadores formados nas categorias de base. Dos 23 atletas chamados pelo técnico Crespo para o jogo, 74% foram criados no clube, representando oito gerações do CFA Laudo Natel, sendo sete consecutivas. Seis delas entraram em campo, e duas fizeram gols, com Rodrigo e Galeano.
Entre os titulares, o goleiro Lucas Perri, os defensores Diego Costa e Rodrigo, o lateral-esquerdo Welington, os meias Liziero, Rodrigo Nestor e Talles Costa e o atacante Galeano são #MadeInCotia. Já entre as opções no banco estavam Thiago Couto, Beraldo, Luan, Patryck, Igor Gomes, Nathan, Vitinho, Marquinhos e Hernanes. O Profeta passou por Cotia, apesar de ter estreado entre os profissionais mesmo antes da inauguração do CFA Presidente Laudo Natel, em 2005.
Caras já bem conhecidas da torcida são-paulina fizeram bonito em Itu. Nomes como Lucas Perri, Diego Costa, Igor Gomes, Luan e Liziero não são novidade na equipe principal. Rodrigo, inclusive, fez o primeiro gol dele com a equipe principal ao abrir o placar em cobrança de pênalti.
Ganhando espaço no time “de cima”, Welington, Rodrigo Nestor, Talles Costa e Galeano são mais jovens, nascidos a partir do ano 2000, e têm no currículo grandes conquistas pelo clube – os dois primeiros são campeões da Copa São Paulo, em 2019. O atacante paraguaio, um dos xodós da torcida na equipe Sub-20, também não decepcionou: marcou dois gols, apesar de o primeiro ter sido anulado pelo árbitro ter marcado impedimento.
Já a novíssima geração #MadeInCotia, jogadores ainda com idade para defender as equipes de base, também apareceu entre as opções na partida. O atacante Vitinho teve a primeira chance em campo ao substituir Talles Costa na parte final de jogo. E apesar de não entrarem em campo, o atacante Marquinhos e o lateral-direito Nathan também experimentaram a atmosfera de um jogo profissional pela primeira vez.
Gerações da base relacionadas (por ano de nascimento):
– 1985: Hernanes
– 1997: Lucas Perri
– 1998: Liziero e Rodrigo
– 1999: Thiago Couto, Diego Costa, Luan e Igor Gomes
– 2000: Rodrigo Nestor e Galeano
– 2001: Welington e Vitinho
– 2002: Nathan e Talles Costa
– 2003: Beraldo, Marquinhos e Patryck