Depois de sofrer uma inesperada derrota para a equipe de Brasília, o São Paulo/Barueri tem a chance de se recuperar nesta terça-feira (23). O time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães enfrenta o São Caetano no Complexo Esportivo Lauro Gomes, no ABC, a partir das 20h. A partida, válida pela nona e antepenúltima rodada do returno, terá transmissão ao vivo pelo Canal Vôlei Brasil, da TV NSports.
Lanterna da Superliga, São Caetano ainda não conseguiu vencer após 19 rodadas. Já o Tricolor ocupa a sexta colocação, que parece consolidada. A derrota para Brasília praticamente inviabilizou os planos de subir para o quinto lugar, e é altamente improvável que o time caia para a sétima colocação.
Diante dessa situação, o São Paulo prossegue em sua caminhada em busca de evolução técnica, já visando à preparação para os play-offs. “Nosso objetivo sempre é fazer bons jogos, e vamos continuar nesse pensamento”, diz a líbero Nyeme.
Por falar em evolução, no returno da Superliga, Barueri obteve vitórias sobre três equipes do chamado “Big 5”, o conjunto dos cinco clubes com maior orçamento. O time conseguiu superar Osasco São Cristóvão Saúde, Sesc-RJ/Flamengo e Sesi Vôlei Bauru. No primeiro turno, todas as derrotas foram para esses adversários de elite. No returno, por outro lado, o São Paulo perdeu para um time que não faz parte daquele clube – Brasília.
Nyeme garante que o São Paulo não terá dificuldades para se concentrar, mesmo diante de um adversário que não lhe exija tanto. “Temos que entrar focadas contra qualquer time, impondo nosso ritmo de jogo do início ao fim”.
Mesmo numa má partida, como a do último sábado, contra o time do Distrito Federal, o São Paulo não deixou de mostrar algumas virtudes. Uma delas foi a eficiência do bloqueio, responsável por 11 pontos – contra seis do adversário. Lorena foi um verdadeiro paredão: marcou oito.
“Nosso sistema defensivo tem funcionado de forma bem legal, e acredito que isso seja algo muito positivo”, diz a central, quinta melhor nesse fundamento, na Superliga, em números absolutos. A outra meio-de-rede titular do São Paulo, Diana, é a quarta.
Lorena acredita também que o São Paulo teve o que ganhar na derrota do último sábado: amadurecimento. “O jogo contra Brasília nos ensinou muito. Assim como nas vitórias pudemos crescer, nesse jogo vimos o que deve ser corrigido e seguir em frente sempre buscando o nosso melhor”, diz a central.