Na tarde deste domingo (20), o Tricolor recebeu o Santos, no Morumbi, pela semifinal do Campeonato Paulista, e chegou a mais uma final em 2016. Após ser campeão da Libertadores, da Copa Ouro e chegar à final da Copa do Brasil, o Tricolor fez 2 a 1 no time da Baixada e vai brigar pelo título do Estadual.
O São Paulo repetiu a escalação da vitória sobre o Sport, na Ilha do Retiro, pela semifinal da Copa do Brasil, em que saiu vencedor por 2 a 0 e acabou classificado para a final do torneio: Perri, Foguete, Tormena, Kal, Júnior; Militão, Artur, Araruna, Auro, Shaylon e Caíque. Com o empate em 0 a 0 na primeira partida, que foi realizada na Vila Belmiro no último sábado, e melhor campanha nas fases anteriores, o Tricolor jogava por outro empate para avançar às finais do Estadual, porém, André Jardine desde o início colocou a equipe para buscar a vitória e a classificação, sem depender do regulamento.
O Santos, precisando vencer, tentava o ataque de todas as formas, mas era parado pela boa marcação Tricolor. O São Paulo, por sua vez, tentava rodar a bola no gramado e achar espaço para chegar na área do adversário. Aos 17 minutos, a jogada apareceu com Foguete, pela direta, encontrando Caíque mais a frente na área para cruzar para Auro empurrar para o fundo da rede, 1 a 0.
Aos 23 minutos, o zagueiro Kal achou boa oportunidade na entrada da área e finalizou, mas a bola saiu por cima do gol. Quatro minutos depois, em bom passe de Shaylon, Auro ficou de frente com o goleiro. Na disputa pela bola, Auro finalizou desequilibrado e a bola saiu caprichosamente à esquerda do gol. Aos 30 minutos foi a vez de Perri fazer a primeira grande defesa, colocando para escanteio, evitando o empate.
No segundo tempo, o Santos fez duas substituições e voltou mais agressivo, igualando o marcador aos cinco minutos, de cabeça. O São Paulo não se assustou com o empate e voltou a agredir no ataque. Aos 18 minutos, com assistência de Shaylon, Auro marcou de novo, 2 a 1. O jogo ganhou um clima mais tenso, e após algumas faltas mais duras e desentendimentos, Jonathan, do Santos, foi expulso aos 25 minutos. Matheus Lu entrou no lugar de Auro, que saiu aplaudido pela torcida. Depois saiu Junior para a entrada de Liziero. Por fim, Paulinho substituiu Foguete.
Paulinho incendiou o jogo. Em duas escapadas, quase marcou dois belos gols. Nos acréscimos, Caíque foi derrubado na entrada da área, pela direita. Em cobrança de falta, a bola pegou na barreira e os são-paulinos apenas trocaram passes, sobrando mais um vez para Paulinho, que por pouco não deixou o dele. Em seguida, o árbitro apitou e foi só comemorar mais uma final.
Na final, o adversário do São Paulo será o Capivariano, que eliminou o Palmeiras na semifinal, com dois empates. Por ter melhor campanha nas fases anteriores, o rival tem vantagem de decidir a partida em casa. Os horários e locais das finais ainda serão confirmados pela Federação Paulista de Futebol.
Em paralelo à final do Paulista, o Tricolor também está na final da Copa do Brasil. O primeiro jogo será na quinta-feira (24), no Morumbi, diante do Bahia, às 20h40. A entrada é gratuita para os torcedores, pelo portão 5. O jogo de volta acontecerá 1 de dezembro, em Pituaçu, na Bahia.