Na noite do último domingo (6), o São Paulo venceu por 3 a 0 o Serra/ES, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, e se classificou de forma antecipada para a segunda fase da 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na última rodada, encarará os donos da casa, a Ferroviária, duelando pela primeira posição no Grupo 7, garantindo a permanência na sede atual. O jogo diante dos capixabas proporcionou o primeiro gol de Rodrigo Nestor em Copinha, o quarto gol de Gabriel Novaes em 2019, sendo artilheiro na competição, e um susto, com Thiago Couto abrindo o supercílio, após ir de encontro as travas da chuteira de Tuta, ainda no primeiro tempo.
O São Paulo teve a posse de bola na maior parte do tempo, mas era parado pela dura marcação do Serra, que não deixava fluir os últimos passes perto da área. A insistência Tricolor foi grande, conseguindo abrir o placar aos 43 minutos do segundo tempo, com Gabriel Novaes, após ótimo passe em profundidade de Diego. Aos 10 minutos do segundo tempo, novamente ele, Novaes, balançando as redes pela quarta vez na competição, com dois jogos em cada partida (dois diante do Holanda/AM, na estreia).
“Fico muito feliz com a artilharia no time e na competição nessas duas primeiras rodadas, mas mais ainda em estar ajudando o São Paulo a manter os 100% de aproveitamento na Copinha. Estou aqui para ajudar meus companheiros e atingir nosso principal objetivo, que é passar fase a fase até chegar ao título”, disse o tímido artilheiro, avesso a entrevistas nos jogos, que marcou gols por 22 vezes em 2018.
Para fechar a goleada por 3 a 0, Rodrigo Nestor acertou um bom chute no cantinho do goleiro Felício, comemorando seu primeiro tento no torneio. “Tem que arriscar sempre. Eu não estava vendo o goleiro, e imaginei que ele também não estivesse vendo a bola daquele ângulo, arrisquei e fui feliz. Tinha que arriscar o jogo todo, eles (Serra) estavam muito fechados”, disse o volante canhoto, que se inspira no ídolo são-paulino Kaká e dedicou o gol para a família, em especial para a avó.
Logo após fazer o gol, o camisa 8 foi substituído. “O Orlando brincou comigo quando saí que ele estava me sacando porque já sabia que eu faria o meu e poderia descansar. Sabia nada, mas foi boa a piada (risos)”, brincou Rodrigo Nestor. “Eu falei brincando com ele que ia fazer o gol e ia tirá-lo, que já estava tudo programado. Mas era uma brincadeira. Eu queria mais um atacante. Ele estava muito bem na partida, mas o Antony também estava e nesse momento é mais experiente, por isso optei em mantê-lo. Calhou dele fazer o gol antes e ficou mais tranquilo deles sair”, explicou o técnico Orlando Ribeiro, que queria ampliar o saldo de gols.
Se teve alegria embaixo das traves para os são-paulinos, também teve um susto. Ainda no primeiro tempo, em um bate rebate na área, o zagueiro do São Paulo Tuta foi afastar a bola e acabou acertando a trava da chuteira no supercílio de Thiago Couto. O goleiro foi atendido ainda em campo e foi firme até o fim do primeiro tempo com curativo e uma touca, sendo suturado no intervalo pelo médico Ruben Chaves, levando seis pontos.
“Vou tranquilizar a minha mãe (risos). Foi o Tuta, sem querer, lance de jogo, tomei seis pontos. Eu estou tranquilo, tem que limpar os pontos e observar, mas nada de ficar fora do próximo jogo. Na hora não doeu, não sei se era adrenalina da partida, se o corpo estava quente, mas não senti. Imagino que a imagem inicial seja feia na TV, porque sangra bastante, mas não senti dores. Após a partida, ficou um pouco dolorido pela pancada, mas é importante não ter ficado desacordado, inconsciente e nem foi cogitado sair, eu estava bem”, contou.
A vitória leva o São Paulo aos seis pontos no Grupo 7, mesmo número da Ferroviária, que tem um gol a mais de saldo e lidera a chave. O Serra e a Holanda, sem nenhum ponto, estão eliminados. A última rodada da primeira fase acontece na próxima quarta-feira, dia 9 de janeiro, com o Tricolor encarando a Ferroviária às 19h, na Arena da Fonte Luminosa, pela liderança. O mesmo local recebe o confronto entre Serra x Holanda, às 16h45.Os jogos têm entrada gratuita aos torcedores.