Na última sexta-feira (28), o São Paulo Futebol Clube (SPFC) recebeu a Placa do Patrimônio Mundial do Atletismo (World Athletics Heritage Plaque), uma homenagem da World Athletics ao treinador alemão, Dietrich Gerner, que comandou o bicampeão olímpico, Adhemar Ferreira da Silva, e o atletismo do clube, a partir do fim da década de 40.
Em cerimônia realizada no Salão Nobre do Morumbi, o Presidente da Federação Sul-Americana de Atletismo, Hélio Gesta de Melo, e o Presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, entregaram a placa ao Vice-Presidente do São Paulo, Harry Massis Júnior.
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico brasileiro do salto triplo, Adhemar Ferreira da Silva, foi entregue ao clube pela CBAt e pela Federação Sul-Americana.
“O São Paulo Futebol Clube foi um time vanguardista em se tratando de atletismo. O clube sempre respeitou e valorizou o esporte e teve a honra de ter em sua história grandes nomes como Adhemar Ferreira da Silva. Suas conquistas foram tão grandiosas, que as duas estrelas amarelas que temos em nosso símbolo, são homenagens a esse grande atleta (medalha de ouro no salto triplo nas Olimpíadas de 1952 e 1956). Muito dos feitos do Adhemar foi fruto do trabalho de seu treinador, o alemão Dietrich Gerner. Ficamos muito honrados com a homenagem da World Athletics”, pontuou o Vice-Presidente do clube, Harry Massis.
Na cerimônia, estiveram presentes a filha e o neto de Adhemar, Adyel Silva e Diego Menassi. E também os dirigentes Ximena Restrepo, Vice-Presidente da World Athletics, Jefferson Neves, Secretário de Esportes do Mato Grosso, além dos dirigentes de Federações Brasileiras.
O São Paulo presenteou Ximena Restrepo, Vice-Presidente da World Athletics, Hélio Gesta de Melo, Presidente da Sul-Americana de Atletismo, e Wlamir Motta Campos, Presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com camisas do clube.
“Estamos nos sentindo no auge, com a presença desses atletas aqui. Essa placa será uma parte da honra do clube e que está aqui no nosso Salão Nobre”, disse Harry, referindo-se a presença da campeã olímpica Maurren Maggi, que foi atleta do São Paulo, e do medalhista olímpico e em Mundial, Robson Caetano.
“É muito bom ver um clube como o São Paulo, que tem todo o respeito do mundo, recebendo esta placa. Estamos fazendo história e esta placa – em homenagem ao Gerner e ao Adhemar – não poderia ficar em um local mais adequado”, disse Wlamir Motta Campos.
“O São Paulo é realmente o local mais apropriado para a instalação permanente da placa Heritage, uma forma de homenagear também e jamais esquecer a importância de Adhemar Ferreira da Silva para o esporte”, disse Hélio Gesta de Melo.
A placa foi criada pelo design amazonense Fernando Silva, depois de vencer um concurso mundial promovido pela World Athletics.
Gerner também comandou as atletas Melânia Luz, que fez história ao se tornar a primeira mulher preta a integrar uma delegação brasileira nas Olimpíadas de Londres 1948. E também a paulista Wanda dos Santos, que tem quatro medalhas em Pans (Buenos Aires-1951, Cidade do México-1955, Chicago-1959 e São Paulo-1963).