Depois de hospedar a Seleção dos EUA durante a Copa do Mundo de 2014, o São Paulo volta a receber uma equipe norte-americana nas instalações do clube. A partir desta terça-feira (24), o Tricolor abre as portas do CFA Presidente Laudo Natel, em Cotia, para o Columbus Crew. A equipe de Ohio, que disputa a MLS, escolheu as instalações são-paulinas para realizar parte da pré-temporada, e ficará na casa das categorias de base do Tricolor até o dia 08 de fevereiro.
A delegação norte-americana conta com 45 integrantes entre atletas e membros da comissão técnica. Entre as atividades do time no CFA, estão previstos alguns amistosos – jogos ainda a serem confirmados, inclusive contra o time principal do Tricolor. Comandada por Gregg Berhalter, a equipe foi vice-campeã da temporada 2015.
O Columbus Crew não escolheu o Cotia por acaso. Inaugurado em 2005, o centro passa por constantes processos de melhorias e é referência internacional no trabalho de formação de atletas de alto rendimento, oferecendo estrutura esportiva, educacional e administrativa para os jovens atletas do Tricolor. O excelente trabalho feito no CFA já atraiu a atenção de delegações de várias partes do mundo.
Em 2014, Cotia recebeu a Seleção da Colômbia durante a Copa do Mundo– a equipe chegou às quartas de final da competição e encantou os torcedores com o futebol apresentado. Os colombianos foram uma das primeiras delegações a manifestarem interesse nas instalações, e o CFA como casa durante o Mundial. Além de utilizar a estrutura são-paulina, o time de José Pekerman deu espaço a 15 jovens tricolores, que treinaram com craques como James Rodrigues. Uma experiência inesquecível para os garotos do tricolor. No mesmo ano, o CFA recebeu a equipe Sub-15 do Shandong Luneng Taishan, da China.
A Seleção Brasileira também já escolheu Cotia como casa. Em setembro de 2012, Cotia abriu as portas para a Seleção Brasileira. O time, na época comandado por Mano Menezes, esteve no local por três dias em preparação para amistoso contra a África do Sul, realizado no Morumbi. Em 2013, a equipe Sub-17 do Brasil também se hospedou no local por duas vezes, em março e setembro, em preparação para o Sul-Americano e Mundial da categoria, respectivamente.
Já o CT da Barra Funda foi o centro de treinamento da Seleção de Jurgen Klinsmann durante a Copa. Os EUA passaram pela Barra Funda duas vezes – em janeiro de 2014, treinaram no CT por duas semanas para aclimatação ao Brasil, com direito a um jogo-treino contra o Tricolor. Durante o Mundial, além de todos os trabalhos físicos e em campo, os EUA realizaram confraternizações com imprensa e famílias dos atletas e membros da delegação. A equipe chegou às oitavas de final, fase em que acabou derrotada pela Suécia.