O São Paulo complicou a sua situação no Campeonato Paulista ao perder por 2 a 0 para o São Bento, na noite deste domingo. O time, que estacionou nos 26 pontos, cinco a menos que o líder Santos, vai buscar a reabilitação no clássico de domingo, contra o Corinthians, no Morumbi.
O jogo
Depois de muito mistério, o técnico Muricy Ramalho resolveu poupar apenas dois titulares do jogo contra o São Bento: o zagueiro André Dias e o volante Josué. Mas, o que deveria ser uma vantagem a favor do time do Morumbi, não se refletiu em campo, já que o São Paulo teve muitas dificuldades para fugir da marcação adversária.
O São Bento entrou em campo atuando com três zagueiros e três homens de marcação no meio-campo. Os alas, Emerson e Júlio César, pouco foram ao ataque. Com isso, eles bloquearam os avanços dos alas são-paulinos, Souza e Júnior. O jeito foi afunilar o jogo pelo meio, setor que estava muito povoado.
Depois de perder uma boa chance com Danilo, aos 10min, o time perdeu terreno em campo. Mais na base da empolgação do que da técnica, o São Bento cresceu no meio-campo e abriu o marcador aos 20min, com André Leonel, que dentro da área, chutou rasteiro, no canto direito de Rogério Ceni, que nada pode fazer.
Logo após o gol o São Paulo respondeu com uma falta cobrada por Souza, que acertou o travessão adversário. Aos 28min, Thiago, livre de marcação, invadiu a área pela esquerda, mas errou a conclusão. O São Bento, no contra-ataque, só não fez o segundo gol porque Rogério Ceni, com o pé direito, travou jogada com Evandro, que caminhava livre em direção ao gol.
Na etapa complementar, o técnico Muricy Ramalho tentou dar novo gás ao time com a entrada do estreante Lima na vaga de Alex Dias. Mas o time seguiu irregular em campo. O São Bento, recuou todinho para marcar, o que diminuiu ainda mais o espaço para o Tricolor atacar. Irritado, o treinador são-paulino partiu para o tudo ou nada, com as entradas de Richarlyson e Leandro nas vagas de Alex e Júnior. Com isso, abdicou do esquema 3-5-2 e partiu para o 4-4-2.
O time esboçou uma reação e Lima, em seu primeiro lance, acertou o travessão adversário. Mas logo depois, Lugano complicou as coisas ao ser expulso por reclamação, logo após levar cartão amarelo. No desespero, o time foi com tudo para o ataque e deixou espaço para os contra-ataques adversários. Em um deles, Celsinho avançou sozinho e, na saída do goleiro são-paulino, tocou com categoria e decretou a vitória do São Bento.
Ficha técnica
São Bento: Fabiano; Odirlei, Márcio Santos e Jeci; Emerson, Magal, Rincón, Evandro (Leandro Moreno) e Júlio César (Luizinho); Marcos Aurélio e André Leonel (Celsinho).
Técnico: Abelha
São Paulo: Rogério Ceni; Alex (Leandro), Lugano e Edcarlos; Souza, Denílson, Mineiro, Danilo e Júnior (Richarlyson); Alex Dias (Lima) e Thiago.
Técnico: Muricy Ramalho
Juiz: José Henrique de Carvalho
Gols: André Leonel, aos 20min do 1º tempo e Celsinho, aos 47min do 2º tempo
Cartões amarelos: Emerson, Rincon, Magal, Leandro Moreno e Denílson
Cartão vermelho: Lugano
Local: estádio Wálter Ferreira, em Sorocaba (SP)