O São Paulo iniciou a busca pelo inédito título do Campeonato Brasileiro Sub-20, no CFA de Cotia, na tarde desta quinta-feira, dia 5 de julho. Com gols de Rafael, no primeiro tempo, Gabriel Novaes e Rodrigo, na etapa complementar, o Tricolor começou com o pé direito, 3 a 0 sobre o Botafogo/RJ.
Ponderando o cansaço dos jogadores que retornaram da Seleção Brasileira Sub-20 na noite da última quarta-feira, o técnico Orlando Ribeiro optou por Igor Gomes, Jonas Toró e Helinho no banco de reservas. Luan e Walce, que estavam também com o técnico Carlos Amadeu em Belo Horizonte, iniciaram a partida.
Sem contar com Weverson e Fabinho, que estão aos cuidados do departamento médico, o São Paulo foi a campo com Thiago Couto; Caio, Rodrigo, Walce e Welington; Luan, Rafael, Mingotti, Gabriel Sara, Antony e Gabriel Novaes.
O Tricolor começou o jogo defendendo e tentando se achar no ataque. O adversário chegou a abrir o marcador, mas estava impedido. Aos poucos, o São Paulo foi se reencontrando e ditando o ritmo da partida, até que, aos 21 minutos, Rafael chutou da entrada da área, 1 a 0. Porém, na sequência, o jogo não tinha grandes lances para nenhum dos lados.
Na segunda etapa, o time voltou com a mesma formação. Para renovar o folego da equipe, aos 13 munutos, Helinho e Igor Gomes entraram nas vagas de Rafael e Mingotti. Dois minutos depois, Gabriel Novaes roubou a bola no meio e fez 2 a 0 para o Tricolor.
Helinho saiu disparado em direção ao gol e foi derrubado. Pênalti! Rodrigo, com tranquilidade, colocou no cantinho do goleiro botafoguense, 3 a 0. Aos 30 minutos, Jonas Toró, Diego e Miguel entraram nas vagas de Gabriel Novaes, Gabriel Sara e Walce. Em grande jogada de Toró, que tirou o goleiro do lance, a bola saiu tirando tinta da trave.
Na última substituição, Tuta entrou na vaga de Welington. Melhor no jogo, o São Paulo ainda se arriscou mais vezes no ataque, mas o placar se manteve, 3 a 0. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, o São Paulo encara o Vitória, em Salvador, dia 11 de julho, às 15h.
São Paulo: Thiago Couto; Caio, Rodrigo, Walce (Miguel) e Welington (Tuta); Luan, Rafael (Igor Gomes), Mingotti (Helinho), Gabriel Sara (Diego), Antony e Gabriel Novaes (Toró)
Técnico: Orlando Ribeiro