O São Paulo estreou na Copa Ipiranga Rio Grande do Sul 2017 diante do Lanús, da Argentina, em Alvorada/RS, na campo Morada dos Quero-Queros. Bicampeão consecutivo do torneio, o Tricolor ganhou do Lanús por 1 a 0, gol de Fabinho.
André Jardine, já visando a preparação para a Copa São Paulo, convocou apenas jogadores com idade para a disputa da Taça Juniores, em janeiro. Para a estreia, o Tricolor foi escalado com Júnior, Caio, Walce, Rodrigo e Bruno Dip; Cássio, Luan e Igor Gomes, Antony, Toró e Caíque.
Logo no primeiro lance do jogo, Luan entrou na área em direção ao gol, sendo derrubado. Pênalti assinalado pelo árbitro, que foi batido por Caíque, mas o goleiro argentino defendeu. No lance seguinte, outra boa chegada do atacante, que mais uma vez foi parado pelo arqueiro. Aos 13 minutos, Caíque balançou a rede, mas foi marcado impedimento.
O São Paulo tinha maior posse de bola e chegava com perigo pelas laterais, mas não conseguia acertar o último toque. Na única chegada no primeiro tempo do Lanús, Júnior brilhou com uma defesa a queima roupa, muito próxima do finalizador.
Na segunda etapa, o Lanús equilibrou a partida, mas ainda sofria mais com contra-ataques do São Paulo. Em jogada de Igor Gomes, Caique finalizou cruzado, e Cozzani defendeu. Aos 15 minutos, Toró fez grande jogada e passou para Dip, que finalizou, colocando mais uma vez o goleiro para trabalhar. No rebote, Igor Gomes sofreu falta na entrada da área, batida por ele, triscando o travessão.
A primeira substituição de Jardine foi a saída de Toró para a entrada de Gabriel Novaes. Depois, foram para o jogo Helinho, Fabinho e Rafael, saindo Caique, Antony e Luan. Aos 35, Gabriel Novaes serviu Fabinho, que preferiu tocar para Igor do que finalizar, sendo o meia bloqueado.
Para os últimos minutos, Tuta e Geovane substituiram Caio e Bruno Dip. Com as seis substituições feitas, o Lanús jogou os minutos finais com um atleta a menos, por lesão. O Tricolor rodava mais a bola e tentava achar espaço diante do time argentino, que se colocou todo na defesa.
Igor Gomes cruzou, Geovane chutou, e o goleiro tirou a bola em cima da linha, por reflexo. Nos acréscimos, a superioridade e insistência finalmente virou gol. Tuta cruzou, Helinho chutou, no rebote, Fabinho encheu o pé e fez 1 a 0, placar final.
O Tricolor volta a campo na segunda-feira, dia 4 de dezembro, diante do Argentinos Jrs, às 16h, também na Morada dos Quero queros, em Alvorada.