A equipe feminina profissional do São Paulo renasceu no ano de 2019. Mas antes de voltar à ativa, o Tricolor Feminino contou com times históricos, levantou taças e até enfrentou o adversário da semifinal do Brasileiro Série A2, o Palmeiras. Neste domingo (28), com as duas equipes de volta ao cenário do futebol, as são-paulinas enfrentam as palmeirenses pela sexta vez na história e primeira pelo Brasileiro. O Choque-Rainha será no Pacaembu, às 14h, com entrada gratuita e torcida única do Tricolor.
O primeiro confronto oficial entre São Paulo e Palmeiras aconteceu em 29 de abril de 1997, pelo turno do Paulistana – o Campeonato Paulista Feminino na época. O jogo aconteceu no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, e o Tricolor aplicou uma goleada histórica no rival alviverde: 6 a 0. O grande destaque do jogo foi a atacante Kátia Cilene, que marcou cinco gols. O sexto foi marcado por Suzana.
No mesmo ano e torneio, as equipes voltaram a se enfrentar no returno e o Tricolor, já classificado, colocou uma equipe alternativa em campo, sofrendo uma derrota por 3 a 1, e terminando a partida com uma atleta a menos. Mesmo assim, naquele ano, o São Paulo garantiu o título Paulista ao vencer o Santos, e também o título Brasileiro com uma campanha invicta de oito vitórias, cinquenta gols marcados e nenhum sofrido.
Entre idas e vindas das competições no país e dos projetos dos clubes, as são-paulinas só voltaram a enfrentar as palmeirenses em 2001, e não conseguiram nova vitória, deixando a série em vantagem para o rival.
A chance do Tricolor Feminino de reverter esse cenário chegou dezoito anos depois. Pelo Campeonato Paulista, neste ano o São Paulo já enfrentou o Palmeiras em duas oportunidades no ano, empatando o primeiro duelo em 2 a 2, e vencendo o segundo jogo, no Pacaembu, por 2 a 1.
O local volta a ser palco do confronto entre as equipes neste final de semana. E o São Paulo, com duas vitórias, um empate e duas derrotas na história para o adversário, tem a oportunidade de construir um novo capítulo para deixar o saldo positivo e dar um passo rumo à final do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2.
A partida será transmitida em canal aberto pela Band e pela internet na SPFCtv (via MyCujoo). O jogo de volta será no dia 4 de agosto, às 14h, em Vinhedo.