Na tarde desta quarta-feira (2), o São Paulo entrou em campo, no Estádio Orlando Scarpelli, diante do Figueirense, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20. Já garantido na fase seguinte, o Tricolor empatou em 0 a 0 em Santa Catarina, mantendo a primeira colocação no grupo. Em segundo lugar, o Fluminense também se classificou à segunda fase.
Apesar da vaga para a fase seguinte da competição nacional conquistada com antecedência, o técnico André Jardine optou por atuar com força máxima e manter o bom rendimento da equipe. O São Paulo iniciou a partida com Paes, Belão, Rony, Rodrigo e Tom; Pedro, Vinícius, Oliveira, Geovane, Murilo e Caíque.
O primeiro tempo foi de poucas emoções. O Tricolor chegava com cruzamentos de Caique, Oliveira e Geovane, mas não tinha efetividade na pequena área. Paes também pouco trabalhou. Ainda nos minutos iniciais da partida, o técnico André Jardine foi expulso por reclamação. O gerente das categorias de base, Pedro Smania, assumiu o posto no banco de reservas.
Para o segundo tempo, o Tricolor já voltou diferente do vestiário. Heron e Igor entraram no lugar de Murilo e Oliveira. Os primeiros minutos foram de pressão do São Paulo, que cobrou cinco escanteios em 7 minutos. Aos 16 minutos, Gabiga entrou no lugar de Tom. Aos 23 minutos, Pedro e Caíque, que tinham cartão amarelo, foram sacados para entrar Paulinho e Paulinho Bóia, respectivamente. O São Paulo chegava na área, mas não balançava a rede. Walce, na sexta e última substituição, entrou na vaga de Rony.
Sabendo que dependia de apenas um gol para passar de fase, uma vez que o concorrente direto à vaga, o Atlético-MG, perdia para o Fluminense, os ânimos dos atletas do time local foram ficando exaltados, e diversas pequenas brigas e discussões aconteceram em campo. Por fim, com o empate em Santa Catarina e com vitória do Fluminense, o time carioca passou para a fase seguinte.
Com oito pontos e liderança do Grupo B, o São Paulo agora aguarda apenas o fim da rodada nesta quinta-feira para conhecer os demais classificados. O chaveamento será definido por meio de sorteio público na próxima sexta-feira (4), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O evento será às 17h (de Brasília) e vai determinar a composição dos grupos da próxima etapa, conforme previsto no regulamento da competição. A CBF TV transmite o sorteio ao vivo.
Aguardando os próximos confrontos do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Tricolor já tem jogos marcados pelo Campeonato Paulista e Copa Paulista. No próximo sábado (5), o São Paulo encarará o Taboão da Serra, fora de casa, às 15h, pela Copa Paulista, campeonato profissional em que o time de Cotia atua para ganhar ainda mais experiência.
FIGUEIRENSE X SÃO PAULO
SÃO PAULO: Paes, Belão, Rony (Walce), Rodrigo e Tom (Gabiga); Pedro (Paulinho), Vinícius, Oliveira (Igor), Geovane, Murilo (Heron) e Caíque (Paulinho Bóia).