Líder isolado do Paulistão, o São Paulo terá no próximo domingo seu primeiro clássico do ano, contra o Palmeiras, no Morumbi. Pelo menos no histórico contra o rival, o Tricolor entra como favorito.
Desde 1997 que o clube do Morumbi não perde para o Verdão em jogos válidos pelo Campeonato Paulista. A última vitória do Alviverde foi em março de 97, por 1 a 0, com gol de Viola (hoje no Bahia). Daquela data até hoje, oito partidas foram realizadas, com sete vitórias tricolores e apenas um empate (veja todos os confrontos à direita).
Apesar do longo jejum de vitórias do Palmeiras, também faz tempo que os dois clubes não se enfrentam no estadual. O último duelo foi em março de 2001, na cidade de São José do Rio Preto, com vitória são-paulina por 3 a 0 (veja ficha ao lado). Do atual elenco, só Rogério Ceni permanece no clube até hoje.
– Precisamos ter ainda mais atenção neste clássico. O Palmeiras está com alguns problemas e vai querer se reerguer em cima de nós. Por isso, para mantermos a liderança, é preciso mostrar muito mais vontade – avisa o zagueiro Lugano.
Dois pontos à frente do Santos no classificação (19 a 17), o São Paulo conquistou uma boa seqüência de vitórias após seu último encontro com o Verdão. No Brasileirão-2004, o Tricolor venceu o Palmeiras por 2 a 1 no segundo turno, com gol de Cicinho no fim do jogo.
Aquela vitória, considerada um divisor de águas na competição para os jogadores, deu início à arrancada do Tricolor no Nacional. O São Paulo obteve quatro vitórias seguidas após o triunfo sobre o rival e terminou a torneio em terceiro lugar, com uma vaga assegurada na Copa Libertadores deste ano.
– O campeonato está começando a afunilar. Se vencermos nossos próximos jogos, continuaremos na liderança e estaremos cada vez mais perto do título – avisa o volante Josué, que disputa o primeiro Campeonato Paulista da carreira.
Em 2002, os quatro clubes grandes da capital (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) não disputaram o Paulistão. A Federação Paulista organizou um quadrangular com os três melhores do estado no Torneio Rio-SP (o Santos ficou fora) mais o Ituano, campeão do Paulista. Na semifinal, o Tricolor enfrentou duas vezes o Palmeiras e avançou à final. Venceu o o primeiro jogo por 2 a 0 e empatou o segundo em 2 a 2.
O jogo de domingo entre Palmeiras e São Paulo será um tira-teima entre os dois clubes. Na história do duelo, as duas equipes já se enfrentaram 256 vezes. Cada uma venceu 86 e ocorreram 84 empates. Os dados foram fornecidos pela assessoria de imprensa do Tricolor.
Ou seja, quem vencer no domingo, ficará na frente nos confrontos diretos. Se o São Paulo ganhar por uma diferença de três gols, além de ter uma vitória a mais, ficará na frente também nos gols marcados. Hoje, o clube do Morumbi leva desvantagem. O São Paulo fez 336 gols e sofreu 338, com um saldo negativo de dois.Mas, quando o assunto é Paulistão, o Tricolor tem larga vantagem nos confrontos com o rival. Em 145 encontros, o São Paulo venceu 60, empatou 42 e perdeu 43 vezes. Ao todo, foram 214 gols marcados e 176 sofridos, obtendo um saldo posivo de 38 gols.