Capitão da Seleção Brasileira Olímpica, o versátil Rodrigo Caio foi convocado pelo técnico Dunga para defender a Seleção Brasileira principal na Copa América Centenário, que será realizada no mês de junho, nos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (5), no Rio de Janeiro, o treinador anunciou a lista com os 23 relacionados e confirmou o chamado do camisa 3, que estava na pré-lista com os 40 nomes avaliados pela comissão técnica.
Com passagens por diversas categorias de base da seleção e presente em vários campeonatos, como o Torneio de Toulon Sub-21 – quando foi eleito o melhor jogador da competição, em 2014 -, o defensor terá a sua primeira oportunidade de atuar na equipe principal do Brasil. “Apesar de jovens, esses jogadores da seleção olímpica são muito experientes. Temos um trabalho integrado com todas as categorias, trocamos informações, temos os scouts, observadores. Achamos que esses jogadores estavam merecendo”, avaliou o treinador, que completou.
“Estamos trazendo uma equipe competitiva para uma competição importante. Alguns jogadores já conhecemos bastantes. Temos que ampliar o leque de observação para termos uma lista definitiva no momento importante. Chegamos a uma conclusão que fazer isso é uma ideia boa e estamos colocando em prática”, acrescentou Dunga, que além de Rodrigo Caio convocou outros seis atletas do ciclo olímpico: Ederson, Fabinho, Marquinhos, Douglas Santos, Rafinha e Gabriel.
Durante a coletiva de imprensa, na sede da CBF, o comandante elogiou o jovem são-paulino. “O Rodrigo é um jogador versátil, joga na defesa, no meio campo e é bom na bola aérea. Ele tem uma boa saída de bola, de trás, e tem velocidade. Já jogou como volante e tem características que podem ajudar a Seleção. Além disso, o Rodrigo tem um perfil muito bom e é um excelente profissional”, finalizou Dunga.
Seguindo a programação da Confederação Brasileira de Futebol, a Seleção iniciará a apresentação para os treinamentos a partir do dia 22 de maio, em Los Angeles, nos Estados Unidos – mesma data da segunda rodada do Brasileirão, na qual o Tricolor enfrentará o Internacional, às 16h, no Morumbi. Se a equipe brasileira avançar até a decisão, Rodrigo Caio desfalcará o Tricolor em nove rodadas da competição nacional – vale lembrar que a Libertadores da América será paralisada para a disputa da Copa América.
Outra grande notícia encheu os tricolores de orgulho durante a convocação. O coordenador de Seleções Gilmar Rinaldi anunciou Juninho Paulista como o auxiliar pontual no amistoso do dia 29 de maio, em Denver, contra o Panamá. E Rogério Ceni será o auxiliar pontual na disputa da Copa América Centenário, em que o Brasil estreia contra o Equador no dia 4 de junho, em Pasadena, no Estádio Rose Bowl.
O Brasil está no Grupo B, ao lado de Equador, Haiti e Peru. A estreia será diante dos equatorianos, no dia 4 de junho, no Estádio Rose Bowl, em Pasadena. Na segunda rodada, os brasileiros terão pela frente os haitianos no dia 8, no Estádio Citrus Bowl, em Orlando. A equipe fechará a sua participação na chave diante dos peruanos no dia 12, no Estádio CenturyLink Field, em Seattle.
Confira a lista com os atletas convocados: