Recuperado de uma gripe que o impediu de treinar com o restante do elenco na reapresentação do grupo, na última quarta-feira (11), o versátil Michel Bastos foi liberado pelo Departamento Médico e pôde trabalhar normalmente nesta quinta (12) no Centro de Treinamento da Barra Funda. Revigorado, o camisa 7 foi a grande novidade nas atividades com bola desta manhã, que deram sequência ao processo de preparação para a retomada do Campeonato Brasileiro.
Na primeira parte, o preparador físico Zé Mário Campeiz comandou o aquecimento dos atletas, que na sequência trabalharam sob os cuidados de Milton Cruz. O treinador abriu o treino com bola com um exercício técnico: divididos em quatro times (dois contra dois), em campo reduzido, os jogadores tinham a missão de trocar dez passes seguidos. Quando uma equipe conseguia atingir a meta, o adversário pagava dez polichinelos.
Depois, o membro da comissão técnica reuniu todo o elenco, teve uma pequena conversa no centro do gramado e escalou dois times (branco e vermelho). Com 2/3 do campo e utilizando dois gols grandes – os arqueiros se revezaram nas metas -, os jogadores fizeram um complemento tático com áreas ‘pré-determinadas’: os zagueiros não podiam avançar além dos cones para efetuar os desarmes e, assim, esperar que os atacantes entrassem na área.
Por fim, um trabalho de finalizações e cruzamentos encerrou as atividades desta manhã, enquanto alguns atletas optaram por exercícios de alongamento. Vale lembrar que o Tricolor tem aproveitado a pausa no calendário do futebol brasileiro para os jogos da Seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Dessa forma, o São Paulo só atuará novamente no dia 19, quando receberá o Atlético-MG, no Morumbi.