Retrospecto embala o Tricolor nas quartas de final

Retrospecto embala o Tricolor nas quartas de final

Calendário 11/05/2016 - 16:00

Diante do Atlético-MG na noite desta quarta-feira (11), às 21h45 (de Brasília), no Morumbi, o Tricolor iniciará a disputa por uma vaga na semifinal da Libertadores da América. E o retrospecto do clube nas quartas de final da competição dão ainda mais força aos paulistas, que terão pela frente uma das melhores equipes da fase de grupos. Das nove vezes que o time são-paulino disputou esta fase, em sete conseguiu a classificação para as semifinais.

Das quatro vezes em que enfrentou um rival brasileiro nesta etapa do torneio sul-americano, o São Paulo passou em duas: Flamengo, em 1993, e Cruzeiro, em 2010. Acabou eliminado por Fluminense, em 2008, e Cruzeiro, em 2009. Além disso, o recente retrospecto diante dos mineiros no Morumbi também anima: o Tricolor venceu sete dos últimos oito jogos contra o rival no Estádio Cícero Pompeu de Toledo – houve ainda uma derrota.

Atuar em casa, aliás, tem sido o grande diferencial dos comandados de Edgardo Bauza neste primeiro semestre de 2016. O Tricolor tem 100% de aproveitamento no estádio na atual temporada. Foram quatro vitórias (três pela Libertadores), com 14 gols marcados e apenas dois sofridos. É atuando pela competição continental que o time tem seu melhor aproveitamento no estádio: 81,8%. Em 81 jogos, foram 63 vitórias e dez empates, com apenas oito derrotas.

Já o confronto geral entre paulistas e mineiros é parelho, mas os tricolores levam ligeira vantagem. Em 89 partidas, foram 32 vitórias, 29 empates e 28 derrotas (128 gols marcados e 109 sofridos). O último confronto entre as equipes foi no dia 19 de novembro de 2015, pela 35ª rodada do torneio nacional, quando os times entraram em campo com o mesmo objetivo: conquistar os três pontos, mas cada um com o seu motivo. Os anfitriões estavam na disputa por uma vaga no G-4, que era acirrada e contava com outros grandes concorrentes, enquanto os visitantes ainda mantinham o sonho de conquistar o título.

Em uma virada épica e que fortaleceu o clube na briga por uma vaga no campeonato sul-americano deste ano, o São Paulo levou a melhor e goleou por 4 a 2. A vitória dos mandantes só veio nos instantes finais, quando Kardec e Luis Fabiano bateram a defesa adversária aos 39 e 45 minutos, respectivamente – o Atlético esteve duas vezes em vantagem no placar. Com o heroico resultado, o São Paulo se manteve próximos aos líderes do Brasileirão e mais tarde – com os importantes três pontos conquistados no Cícero Pompeu de Toledo – assegurou a vaga na Libertadores de 2016.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário